saudeLOGO Created with Sketch.

Você sabe quais são os fatores de risco para doenças do coração?

O excesso de colesterol é uma grande ameaça à saúde cardiovascular e, mesmo assim, uma boa parcela das brasileiras não tem a menor ideia da quantidade que circula nos seus vasos.

Segundo a pesquisa Sinta Seu Coração, 47% das mulheres só medem a pressão quando vão ao consultório.
Foto: Getty Images

Para os médicos da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) que analisaram os dados da pesquisa Sinta Seu Coração é bastante preocupante o fato de que 19% das 5.318 entrevistadas não sabem como estão seus níveis de colesterol. “Tal desconhecimento é um perigo, afinal, estudos mostram que o excesso dessa gordura está entre os maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares”, diz o cardiologista Otavio Gebara, diretor do Hospital Santa Paula, na capital paulista.
 

Colesterol

No trabalho, realizado pelas revistas SAÚDE e CLAUDIA em parceria com a Socesp e apoio da Nestlé, também é possível observar que as brasileiras fazem confusão quando o assunto são as partículas LDL (sigla, em inglês, para lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade). Para 35%, o HDL é considerado ruim, quando o certo é justamente o contrário, ou seja, ele é o bom colesterol. A molécula é apelidada assim porque faz uma espécie de faxina nos vasos sanguíneos. Já o LDL, por sua vez, é o vilão da história, associado ao entupimento das artérias.
 

Pressão alta

Outro dado que chamou a atenção é o de que 47% só medem a pressão quando vão ao consultório. Para os experts que avaliaram os resultados da pesquisa, é provável que essas mulheres também não saibam que um terço das adultas é hipertenso e que esse problema chega a ser responsável por 45% dos infartos não diagnosticados. “A hipertensão é uma doença silenciosa que provoca diversos prejuízos ao organismo, por isso é preciso redobrar a atenção, especialmente aquelas que já passaram dos 50 anos de idade”, avisa.
 

Osteoporose

E embora exista um elo entre males cardiovasculares e a osteoporose, 73% delas nunca fizeram o exame de densintometria óssea.
 

Alerta

“A população feminina precisa ficar mais atenta a esses fatores de risco, já que todos são controláveis”, avisa o médico. Quanto mais precoce a detecção, mais eficaz será o tratamento.
 

Veja alguns dados da pesquisa:

Você faz testes de colesterol periodicamente?

Você sabe quais são os fatores de risco para doenças do coração?Você sabe quais são os fatores de risco para doenças do coração?


De quanto em quanto tempo você mede a pressão?

Você sabe quais são os fatores de risco para doenças do coração?


De quanto em quanto tempo você mede a glicemia?

Você sabe quais são os fatores de risco para doenças do coração?


Alguém da sua família já teve um ataque do coração?

Você sabe quais são os fatores de risco para doenças do coração?


Quem foi?

Você sabe quais são os fatores de risco para doenças do coração?

Foto: Rodrigo Maroja