saudeLOGO Created with Sketch.

Sífilis na casa dos 50

A procura por exames que detectam a doença bacteriana cresce entre os que têm 50, 60, 70...

Um dos meios mais seguros de prevenir uma doença sexualmente transmissível é o preservativo
Foto: Getty Images

Uma pesquisa realizada pelo laboratório Delboni Medicina Diagnóstica, em São Paulo, reuniu informações sobre requisições de exames dos últimos dois anos. O resultado aponta um aumento de 30% na procura por procedimentos detectores de sífilis, doença sexualmente transmissível, entre os maiores de 50 anos.

De acordo com os especialistas, a preocupação que parece se alastrar entre os mais maduros se deve ao aumento do número de divórcio nessa faixa de idade, ao uso de medicamentos para impotência e à falta de proteção durante o ato sexual.

“Em uma relação desprotegida com um parceiro infectado, há um risco de contágio de até 30%”, alerta a infectologista Maria Lavinea Figueiredo, do Delboni. A especialista ainda reforça que o uso de preservativo é a melhor medida preventiva. E também ensina que a doença tem cura. Boas doses de antibióticos joga a bactéria para escanteio.

A DST

Em um primeiro momento a sífilis se manifesta com úlceras não dolorosas na região genital. Em até seis semanas o machucado desaparece, dando a impressão de cura. Três meses depois outras lesões pipocam pelo corpo todo, além de febre e dores nas articulações. Em 20% dos casos os sintomas voltam a desaparecer. Mas, quando surgem de novo, fazem um estrago ainda maior, atingindo ossos, órgãos como o coração e até o sistema nervoso central.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s