Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Por que adotar um bichinho de estimação faz tão bem à saúde?

Está pensando em adotar um gatinho ou cãozinho? Saiba que a companhia dos bichos traz inúmeros benefícios à saúde

Por Redação M de Mulher Atualizado em 22 out 2016, 16h42 - Publicado em 5 out 2011, 22h00
Por que adotar um bichinho de estimação faz tão bem à saúde?

Donos de cães e gatos também se tornam mais ativos e sociáveis
Foto: Dreamstime


Está comprovado: a companhia dos bichos atenua problemas físicos e psicológicos. Este assunto seriamente foi debatido em 2009 na conferência da International Society for Anthrozoology and Human-Interaction, que aconteceu em Kansas, nos Estados Unidos.

Os especialistas mostraram pesquisas sobre os benefícios dessa convivência para o organismo humano. Há redução da hipertensão, da obesidade, da ansiedade e da depressão.

“O afeto estimula o cérebro a produzir substâncias ligadas ao bem-estar, como as endorfinas e a serotonina, que relaxam o corpo”, justifica o psiquiatra Alexandre Saadeh, do Hospital das Clínicas de São Paulo. “E ao levar um animal para passear a pessoa perde peso e melhora sua condição cardiovascular”, completa.

Dicas para você fortalecer o vínculo com o seu amigo bicho:

1. Reserve um tempo no seu dia para se dedicar exclusivamente a esse amigo. Alimente-o, converse com ele, faça carinho e dê banho você mesmo. Essas experiências são valiosas.

2. Aproveite para praticar atividade física e se divertir durante os passeios. Faça caminhadas em seu bairro, nos parques ou praças. E permita que, nos intervalos, seu animal interaja com outras pessoas e animais.

3. Estimule a curiosidade dele. Invente brincadeiras engraçadas e prazerosas que entretenham a ambos.
 

Continua após a publicidade
Publicidade