saudeLOGO Created with Sketch.

Para prever a volta do câncer

Trabalho pioneiro descobre molécula que dedura a reincidência de tumores na próstata

Por que alguns homens operados de câncer de próstata sofrem com o retorno da doença enquanto outros ficam livres de vez da encrenca? Em busca de respostas, um time de cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) se debruçou sobre amostras da glândula de 111 pacientes submetidos à cirurgia de extração do tumor dez anos antes do estudo. 

Ao analisar o material no microscópio, a equipe se deu conta de uma importante pista, uma classe de moléculas batizada de integrinas. Depois de cruzar os dados, os especialistas perceberam que os sujeitos que ficaram doentes de novo apresentavam níveis mais altos dessa substância na época da operação. A conclusão é que, quando há uma alta expressão dessas moléculas, a probabilidade de a doença reaparecer é até três vezes maior. Tal descoberta tem ajudado a buscar um novo exame para prever a reincidência do tumor, o que permitiria traçar um plano terapêutico mais eficaz. 

Por causa desse trabalho de detetive molecular, o grupo da USP levou o troféu na categoria Saúde do Homem no Prêmio SAÚDE 2009. E você? Tem alguma investigação bacana na área da saúde para mostrar ao Brasil. Se você é profissional da área, inscreva seu projeto na edição deste ano. Participe pelo www.premiosaude.com.br