Publicado no jornal científico Obesity, um estudo realizado na Universidade de Birmingham, na Inglaterra, mostrou que beber 500 mililitros de água antes das principais refeições faz com que pessoas percam peso com mais facilidade. A pesquisa contou com a participação de 84 indivíduos obesos, dos quais 41 tomaram água 30 minutos antes de comer. Já os outros 43 foram orientados a imaginar que estavam com a barriga cheia antes de sentar à mesa. No final de 12 semanas, o grupo que se refrescou com a água perdeu, em média, 4,3 quilos, enquanto o outro eliminou aproximadamente 0,8 quilo.
De acordo com a autora do trabalho, Helen Parretti, os achados reforçam que beber água antes das três principais refeições do dia tem um papel significativo no emagrecimento. Mas, claro, não basta apostar apenas nessa estratégia: a cientista também enfatizou a importância de ter hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas. Inclusive, na experiência, todos os participantes receberam instruções sobre um estilo de vida equilibrado.
Voltando aos resultados: qual seria o segredo da água? É um líquido milagroso? Não é bem por aí… Há indícios de que o consumo da bebida favorece a liberação de leptina e PYY, dois hormônios envolvidos no controle da saciedade. Eles são importantes porque enviam uma mensagem para o cérebro de que estamos satisfeitos. É quase como se estivéssemos tentando enganar nossa massa cinzenta. Além disso, a própria distensão do estômago provocada pela entrada do líquido já colabora para a sensação de barriga cheia. Por causa desses efeitos, a comilança é freada. Uma boa pedida é preferir a bebida gelada, porque assim o organismo precisará gastar mais calorias para voltar à temperatura normal.