Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Morre Ivo Pitanguy, um dos maiores cirurgiões plásticos do mundo

O brasileiro, que revolucionou a cirurgia reparadora, foi vítima de uma parada cardíaca

Por Redação Saúde é Vital
Atualizado em 22 out 2016, 20h40 - Publicado em 8 ago 2016, 09h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Vítima de uma parada cardíaca no último sábado (6 de agosto), o cirurgião plástico Ivo Pitanguy morreu aos 93 anos em sua casa, no Rio de Janeiro. Mineiro, o médico se formou na década de 1940, quando a cirurgia plástica sequer era reconhecida como especialidade médica no Brasil. 

    Por isso ele partiu para os Estados Unidos e, na década de 1950, para a França — sua ideia era aprender lá fora como reparar com o bisturi desfigurações provocadas por doenças congênitas, traumas e queimaduras. Mas o que aprendeu para valer e, como professor, ensinou com generosidade a centenas de alunos de mais de 40 países foi reconstruir a autoestima de seus pacientes.

    Sua habilidade era notória. Tanto que é considerado um dos maiores cirurgiões plásticos do mundo. Com sua habilidade única, conseguiu recursos para ajudar a financiar operações a pessoas carentes.

    Há 46 anos, Ivo Pitanguy criou um serviço na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro para atender indivíduos de baixa renda que, deformados, não tinham acesso à cirurgia reparadora. Nesse longo período, já passaram pelos seus centros cirúrgicos mais de 50 mil crianças e adultos. 

    Foram tantas suas contribuições para a saúde brasileira que, em 2012, ele recebeu o título de Personalidade do Ano do Prêmio SAÚDE, iniciativa da revista SAÚDE e da Editora Abril. A ele, que já foi aplaudido tantas vezes ao redor mundo, fica a nossa mais sincera homenagem. 

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.