saudeLOGO Created with Sketch.

Maioria dos sabonetes antibacterianos está proibida nos EUA

Segundo agência reguladora, alguns ingredientes presentes nesses produtos podem fazer mais mal do que bem

Segundo o Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, a exposição prolongada a certos ingredientes encontrados em sabonetes antibacterianos, como triclosan e triclocarban, pode trazer mais riscos do que benefícios às pessoas. Entre os problemas citados estão alterações hormonais e aumento da resistência bacteriana. Ao todo, 19 compostos estão na mira do FDA.

A entidade já havia solicitado aos fabricantes que provassem, por meio de pesquisas científicas, que os sabonetes antibacterianos são mais eficazes que os comuns — o que não foi feito, segundo dados oficiais.  

Leia também: Resistência bacteriana pode matar uma pessoa a cada três segundos

“Os consumidores podem pensar que os sabonetes antibacterianos são mais efetivos para evitar a propagação de germes, mas não existe evidência científica de que eles sejam melhores que água e sabão comum”, afirmou Janet Woodcok, diretora do Centro para Pesquisa e Avaliação de Drogas do FDA.

De olho nisso, as marcas têm um ano para adaptar a fórmula às novas regras da agência americana — algumas inclusive já começaram a retirar os ingredientes banidos da composição de seus produtos. No Brasil, por enquanto, as autoridades não exigiram nenhuma alteração em relação a esses itens de higiene.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s