Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Lei Antifumo reduziu mortes por infarto em São Paulo

Estudo indica que a nova regra protegeu o coração de muita gente

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 28 out 2016, 03h29 - Publicado em 14 jun 2016, 15h19
Marcus Penna
Marcus Penna (/)
Continua após publicidade

Desde 2009, é proibido fumar em locais fechados e de uso coletivo em São Paulo. E, de lá pra cá, deu pra perceber que essa lei não fez um bem apenas para o olfato dos paulistas. Em uma pesquisa desenvolvida no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, cientistas analisaram dados do Sistema Único de Saúde (SUS) para calcular o quanto a norma influenciou os parâmetros cardiovasculares da população. 

Usando um modelo estatístico capaz de excluir algumas variáveis — como temperatura e poluição —, os estudiosos conseguiram se concentrar apenas no efeito da Lei Antifumo. Segundos os dados dessa projeção, nos primeiros 17 meses depois da implantação da medida, o número de mortes por ataque cardíaco foi 12% menor do que o esperado. Trocando em miúdos, 571 pessoas foram salvas graças à decisão. Já a quantidade de internações em decorrência de problemas no coração foi 5% menor do que em um cenário sem a lei — ou seja, 142 casos a menos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.