Relâmpago: Assine Digital Completo por 1,99

Exercícios físicos e colesterol sob controle

Para a grande maioria da população, antes de apelar para remédios, a melhor estratégia para nocautear as altas taxas de colesterol continua sendo a velha e boa mudança no estilo de vida

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 27 out 2016, 23h55 - Publicado em 25 set 2013, 22h00
 (/)
Continua após publicidade
Sacudir o corpo mexe até mesmo com as proporções entre o colesterol bom e o ruim, diminuindo o LDL e aumentando o HDL. Esse último fator é o que mais entusiasma os pesquisadores. Apesar de serem eficientes contra o LDL, nenhuma droga até hoje foi capaz de se equiparar à capacidade da ginástica, praticada regularmente, de elevar o HDL no sangue. 
 
O efeito da malhação contra o colesterol ruim também é considerável. Um estudo do Instituto do Coração, o InCor, em São Paulo, mostrou que um organismo ativo remove o LDL do sangue 200% mais rápido do que aquele que é sedentário. E, quanto mais tempo esse vilão permanece na circulação, maiores as chances de se oxidar e se acumular nos vasos sangüíneos. 
Continua após a publicidade
 
A persistência é imprescindível. “Quem está às voltas com o colesterol alto deve levar a atividade física tão a sério quanto o uso dos remédios e a obediência à dieta”, recomendou em entrevista à SAÚDE o cardiologista Carlos Hossri, do Hospital do Coração, na capital paulista. As modalidades aeróbicas são as mais indicadas, enquanto a localizada é um bom complemento. Mas, antes de começar qualquer programa, passe por uma avaliação para determinar qual a melhor atividade para você.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ECONOMIZE ATÉ 88% OFF

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a R$ 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.