saudeLOGO Created with Sketch.

Esqueça a regra dos cinco segundos

Comer comida que caiu no chão não é seguro. Algumas bactérias levam menos de um segundo para grudar nos alimentos

Quase todo mundo já ouviu falar da regra dos cinco segundos. Para quem não conhece, funciona mais ou menos assim: quando um alimento cai no chão, reza a lenda que você não corre o risco de contaminação se pegá-lo antes desse intervalo de tempo. Acontece que não é tão simples assim. “Essa regra é uma simplificação do que realmente acontece quando as bactérias são transferidas de uma superfície para um alimento”, disse Donald Schaffner, especialista em alimentos da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, e responsável por testar essa teoria. “Algumas bactérias podem até contaminar a comida instantaneamente”, explicou o autor ao site da universidade.

Leia também: 5 vírus e bactérias que aproveitam falhas na sua imunidade para causar doenças

No estudo, Shauffner observou o comportamento de bactérias presentes em quatro superfícies (aço inoxidável, azulejos de cerâmica, madeira e carpete) ao entrar em contato com alguns alimentos, como melancia, pão, pão com manteiga e bala de goma. A equipe notou que a melancia apresentou o maior índice de contaminação. “A transferência de bactérias para a comida parece ser bastante afetada pela umidade”, esclareceu o cientista. Segundo o expert, o fato de os micróbios não terem pernas é o maior responsável por isso. E como a melancia é cheia de água, torna-se um prato cheio para os micróbios.

Leia também: Resistência bacteriana pode matar uma pessoa a cada três segundos

“E o maior tempo de contato com alimentos geralmente resulta na passagem de mais bactérias para os alimentos”, acrescentou. Isso significa que o tempo que o alimento fica no chão tem influência sim – só que não é o único fator que conta. As características do local em que o alimento cai e o tipo de comida também fazem diferença nesse processo. E pasme: quando comparado à cerâmica e ao aço inoxidável, o carpete foi o que menos infectou a comida. Então, quando seu pão cair no chão (independentemente se a manteiga ficar virada para baixo ou para cima), por mais doloroso que seja, é melhor deixá-lo de lado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s