saudeLOGO Created with Sketch.

Dias de spa depois do câncer

Centro gaúcho cria programa voltado a pessoas que se submeteram ao tratamento de câncer

O spa ajuda na recuperação do bem-estar e da saúde
Foto: Ilustração – Anna Cunha

É o baque do diagnóstico, eventuais cirurgias, sessões de radio ou quimioterapia… depois da tempestade física e psicológica, o corpo de quem enfrentou um tumor merece mesmo uma temporada de bonança. Mas a proposta pioneira do plano pós-câncer desenvolvido pelo Centro de Longevidade e Spa Kurotel, em Gramado, no interior gaúcho, não se resume a uma semana de conforto e relaxamento. “Após a alta do oncologista, sabemos que o paciente não se encontra completamente bem e às vezes sente as sequelas do tratamento”, diz Mariela Silveira, diretora médica do spa. “O programa busca, então, reequilibrar o organismo, agregando práticas saudáveis que podem, inclusive, ser incorporadas mais tarde à vida da pessoa para evitar a reincidência da doença”, explica.

VIDA NOVA COMEÇA NO SPA

Confira os pilares do novo plano pós-câncer, que dura de uma a duas semanas:

Desintoxicação

Uma dieta balanceada, com foco em frutas e verduras orgânicas, tem o propósito de realinhar o estado nutricional e reduzir inflamações. “Ela também visa eliminar resquícios de metais pesados originários do tratamento contra o tumor”, diz Mariela.

Técnicas de relaxamento

Depois de um tratamento pesado, mente e corpo precisam desestressar. É por isso que o programa idealizado pelo Kurotel oferece aulas de meditação, banhos em águas térmicas e diversos tipos de massagem, como shiatsu e reflexologia.

Humor e autoestima

Passar por um câncer é um marco na vida de qualquer pessoa. Para avaliar o grau de comprometimento emocional e ajudar o paciente a se estabilizar, o plano oferece atendimento psicológico, além de atividades de lazer.

Fortalecimento muscular

A quimioterapia não raro gera perda de massa magra e ganho de gordura em algumas regiões. Com o objetivo de restaurar a musculatura, educadores físicos preparam treinos específicos para cada paciente.

Contra a dor

Sensações dolorosas podem ser herança do próprio tumor ou efeito colateral das terapias anticâncer. A fim de amenizá-las, o programa dispõe de sessões de fisioterapia e até mesmo acupuntura, que tem ação analgésica comprovada.