saudeLOGO Created with Sketch.

Cereal matinal: conheças as vantagens de consumir uma xícara por dia

Ele promete raciocínio afiado, saciedade prolongada e um coração batendo firme e forte. Investigamos o tipo ideal e as melhores combinações

Depois de horas de jejum durante o sono, ao acordar precisamos de doses caprichadas de carboidratos, vitaminas e minerais. É aí que o cereal leva vantagem sobre a concorrência na manhã, como pães e biscoitos. Segundo a nutricionista Beatriz Botéquio, de São Paulo, além de concentrar tudo isso, ele ainda vem recheado de fibras. Assim, ajuda a botar o corpo em movimento e já garante mais saciedade para o início do dia.

Embora as prateleiras dos supermercados estejam repletas de diferentes marcas, tipos e sabores de cereais matinais, a mesa do café da manhã do brasileiro está longe de ostentar essa mesma variedade. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 2,2% da população costuma ingerir flocos à base de milho, trigo e aveia.

Mas esse cenário deve mudar. Prova disso foi a recente inserção desses grãos na pirâmide alimentar brasileira. “Sabemos que indivíduos que consomem cereais matinais e alimentos integrais sofrem menos com obesidade, pressão alta e níveis elevados de glicose no sangue”, diz a nutricionista Sonia Tucunduva Philippi, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, idealizadora da pirâmide.

Para cada caso, há um cereal mais indicado. Da infância à maturidade, confira a melhor combinação para o seu perfil.