Assado, cru ou frito: saiba qual kibe é melhor para a saúde
Conheça seis diferenças entre essas delícias e eleja o seu preferido!

Dos pratos típicos da cozinha árabe, o quibe feito com carne é um dos mais populares por aqui. Fonte de proteínas, nutriente essencial para a construção e manutenção dos músculos, ele pode ser consumido de três formas. Para quem está de olho na balança, o cru e o assado são as melhores opções, já que em 100 gramas apresentam 109 e 136 calorias, respectivamente. Já o frito, olha que tristeza, reúne nada menos que 254 calorias.
Ainda que o cru pareça mais vantajoso, é bom salientar que o risco de contaminação é maior. Essa versão deve ser evitada principalmente por gestantes. Portanto, apesar de tomar uma surra no nosso placar, no geral o quibe assado é o mais indicado, porque ele não tem acréscimo de calorias e a probabilidade de contágio é reduzida. Para acompanhar o prato, invista em arroz de lentilha, purê de batatas ou salada de folhas verdes com tomate-cereja e molho de coalhada ou ricota.
Energia
Cru ……………. 109 kcal
Assado ……………. 136 kcal
Frito ……………. 254 kcal
Proteínas
Frito ……………. 14,9 g
Assado ……………. 14,6 g
Cru ……………. 12,4 g
Lipídios
Cru ……………. 1,7 g
Assado ……………. 2,7 g
Frito ……………. 15,8 g
Carboidratos
Cru ……………. 10,8 g
Frito ……………. 12,3 g
Assado ……………. 12,9 g
Sódio
Cru ……………. 39 mg
Assado ……………. 40 mg
Frito ……………. 836 mg
Colesterol
Cru …… 27 mg
Assado …… 34 mg
Frito …… 38 mg
Placar saúde
cru x assado x frito
5 x 0 x 1
Fonte: Tabela brasileira de composição de alimentos (Taco/Unicamp) ; Agradecimentos: Michele Coelho Novembre – docente de cozinha Mediterrânea do Centro Universitário Senac – Campus Águas de São Pedro.