‘ACESSA’ lança 1º Prêmio Autocuidado em Saúde
A premiação visa reconhecer iniciativas que promovem a conscientização e o engajamento das pessoas na tomada de decisões em relação à própria saúde

A consciência do autocuidado ganhou ainda mais relevância em cenário de pandemia, com a ampla divulgação sobre a importância de atitudes simples como higienização das mãos e todo um conjunto de hábitos para resguardar o corpo e a mente. “Esse movimento envolveu indivíduos, famílias e comunidades, empresas de serviços e produtos de saúde, formadores de opinião e criadores de políticas públicas, atuantes em diferentes níveis e com diferentes responsabilidades, beneficiando a sociedade como um todo”, diz Rodrigo Garcia, presidente da ACESSA (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde).
O tema, aliás, é uma tendência global e vem sendo tratado como um direito ao cidadão pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 2011 instituiu 24 de julho como Dia Internacional do Autocuidado – termo que, de acordo com a entidade, se define como “a habilidade de indivíduos, famílias e comunidades de promover saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com a enfermidade e a incapacidade, com ou sem o apoio de um profissional de saúde”.
Nesse contexto, a ACESSA anuncia agora o lançamento da primeira edição do Prêmio Autocuidado em Saúde, voltado a reconhecer profissionais, empresas e instituições que atuam para desenvolver projetos, pesquisas, campanhas, produtos, serviços e tecnologias que fazem a diferença no desenvolvimento do conceito de autocuidado em saúde. As indicações à premiação podem ser feitas até o dia 30 de setembro e podem concorrer trabalhos realizados ou publicados em território nacional entre junho de 2021 e junho de 2022.
O 1º Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA conta com quatro categorias, embasadas nos sete pilares do autocuidado estipulados pela OMS: uso racional e consciente de serviços e produtos de saúde, boa nutrição, saúde mental, prática de atividade física regular, abandono de atitudes de risco (como o álcool em excesso e cigarro), higiene pessoal e do ambiente e busca por conhecimento e informações confiáveis em saúde. “A ACESSA acredita também que encorajar cada indivíduo a aumentar o conhecimento sobre o cuidado com sua saúde é uma estratégia altamente eficaz para otimizar recursos do sistema de saúde e torná-lo sustentável”, complementa Rodrigo Garcia.
Um júri formado por renomados profissionais de diferentes segmentos relacionados à saúde analisará os projetos indicados em duas etapas. Ao final da primeira delas, conheceremos três finalistas de cada categoria, que serão divulgados nos sites da premiação, da ACESSA e da revista VEJA SAÚDE. Em seguida, todo o júri participará da escolha dos quatro ganhadores, que serão anunciados em cerimônia no início de dezembro, com cobertura online e impressa. “A divulgação das iniciativas finalistas e vencedoras servirá de insumo e incentivo à importante prática do autocuidado, por meio de evidências científicas ou projetos aplicados”, ressalta o presidente da ACESSA.
As categorias do 1º Prêmio Autocuidado em Saúde ACESSA
COMUNICAÇÃO EM SAÚDE E AUTOCONHECIMENTO
Contempla dois pilares do autocuidado: informação em saúde e autoconhecimento e saúde mental. Está aberta a soluções para promover a capacidade dos indivíduos em obter, processar e entender informações básicas em saúde para tomar decisões de saúde apropriadas, assim como gerar iniciativas em prol do bem-estar mental e autoconsciência.
ESTILO DE VIDA
Partindo dos pilares atividade física e alimentação saudável, abrange projetos, pesquisas e demais iniciativas com foco em oferecer opções para vencer o sedentarismo e buscar uma dieta equilibrada como forma de melhorar o funcionamento do organismo e prevenir doenças.
PROMOÇÃO À SAÚDE
Baseada nos pilares consciência de atitudes de risco e boa higiene, é destinada a campanhas e intervenções que visem evitar ou reduzir comportamentos que aumentem diretamente o risco de doenças ou morte e também práticas pessoais ou ambientais que previnem a propagação de doenças.
USO RACIONAL DE MIPS E OUTROS PRODUTOS
Abrange soluções que se apoiem no pilar do uso racional e responsável de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) e outros produtos e serviços para o autocuidado, envolvendo o gerenciamento seguro e eficaz da saúde do indivíduo (e quaisquer doenças cotidianas ou condições menores), quando apropriado, utilizando-se de medicamentos, produtos ou serviços sem a necessidade de prescrição de um profissional de saúde.
Veja o regulamento completo, saiba como participar e conheça os jurados no site da premiação: premioautocuidadoacessa.com.br
Para mais informações, envie mensagem para premioautocuidadoemsaudeacessa@gmail.com
Sobre a ACESSA
Trata-se da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para o Autocuidado em Saúde, que visa ampliar o debate do autocuidado em saúde perante os diversos públicos que integram essa equação. Por meio do desenvolvimento e envolvimento de todos os protagonistas da cadeia, nossa missão é atuar no sistema de saúde para que as pessoas possam tomar decisões em relação ao autocuidado de forma responsável, consciente e segura, promovendo assim mais saúde e maior liberdade de escolha. Saiba mais acessando o nosso site: acessa.org.br