saudeLOGO Created with Sketch.

Academia Brasileira de Neurologia tem novos critérios para o Alzheimer

Associação estabelece regras para o rastreio da doença

Exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética, agora são obrigatórios
Foto: Getty Images

A Academia Brasileira de Neurologia atualizou em 2011 suas recomendações para o diagnóstico de Alzheimer, famosa por promover um apagão nas lembranças. Um dos destaques entre os critérios de rastreio do problema é não levar em conta apenas os lapsos de memória, mas também o comprometimento de outras funções cognitivas.

“Já nas fases iniciais do Alzheimer o indivíduo pode apresentar alterações na capacidade de se organizar, planejar e raciocinar, além de distúrbios de linguagem, como dificuldade para encontrar palavras”, diz a neurologista Sonia Brucki, uma das responsáveis pelo documento. A iniciativa também aponta os exames que facilitam o reconhecimento mais precoce do mal.

Exames convocados
O diagnóstico do Alzheimer requer a realização de testes sanguíneos para afastar outras possíveis causas de comprometimento cognitivo, como infecções e distúrbios de tireoide. Também são obrigatórios exames de imagem, como tomografia e ressonância magnética, e, se necessário, a análise do líquor, extraído da coluna em uma punção.
 
Tipos de diagnóstico

Provável
O indivíduo tem alterações cognitivas e comportamentais que interferem em seu dia a dia e os exames excluem outras causas de demência.

Possível
Há uma evolução atípica da doença e não se sabe precisar o início e a progressão do problema com base no comprometimento cognitivo.

Definido
É o quadro totalmente confirmado com base em exames de neuropatologia, como o estudo do cérebro em uma necrópsia.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s