Facetas de resina ou porcelana: qual o melhor material para os dentes?
Porcelana é mais durável, mas custo elevado pode exigir uma reflexão maior antes de bater o martelo

Decidir colocar facetas nos dentes é apenas o primeiro passo. Se você optou por esse caminho para ter um sorriso mais branco, já deve ter se colocado diante das opções disponíveis no mercado: afinal, vale mais a pena investir em facetas de resina ou de porcelana?
Saiba mais sobre as principais diferenças entre as duas e o que levar em consideração na hora de escolher.
Quais as principais diferenças?
A diferença básica, obviamente, está no material: ou resina composta, ou cerâmica (também chamada de porcelana). Mas existem outros pontos a considerar. Confira a seguir os principais aspectos de distinção entre uma e outra.
Durabilidade: as duas alternativas são consideradas duráveis, mas as facetas de porcelana têm uma vida útil maior. Um ponto a favor da resina composta é que, apesar de ser menos durável, a facilidade de consertá-la em caso de pequenas fraturas.
Cor: no momento em que são colocadas, as duas têm colorações semelhantes. A de resina, porém, passa por alterações ao longo dos anos (a velocidade do amarelamento vai depender dos hábitos alimentares e de higiene bucal), o que não ocorre com a de porcelana.
A faceta de resina também pode se tornar menos lisa pelo atrito na escovação dos dentes ou pelo contato com alguns alimentos.
Preço: ponto a favor das resinas. Por serem mais simples, elas são mais baratas e também exigem menos sessões para serem aplicadas. Também é mais fácil consertas as resinas. Embora as facetas de porcelana sejam mais duráveis, elas não são invulneráveis a fraturas, e nesse caso é preciso fazer uma nova prótese, mais cara.
Qual a melhor opção?
A escolha quanto ao material depende de cada pessoa, conforme avaliação individualizada feita com seu dentista de confiança.
Mesmo que a durabilidade das facetas de porcelana seja maior, isso não quer dizer que ela é a melhor opção para o seu caso, já que o custo pode ser mais elevado, dificultando eventuais consertos, por exemplo. Ela também exige mais paciência e um número maior de visitas de acompanhamento, o que também influencia nos custos.
Além disso, novas tecnologias têm tornado as resinas mais duráveis do que antes, outro aspecto que pode impactar na sua escolha. Discuta seus objetivos e condições com o dentista antes de tomar uma decisão.