saudeLOGO Created with Sketch.

Uma versão mais poderosa do suco de uva

Pesquisadora obtém uma alternativa ao suco original com dose extra de resveratrol, principal ativo da fruta

Para se proteger do ataque de micro-organismos como fungos, as plantas naturalmente produzem certas substâncias. No caso da uva, uma delas é o resveratrol, elemento bem-vindo à nossa saúde. Pois a cientista de alimentos Laís Moro, do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC), vinculado à Universidade de São Paulo, conseguiu estimular a planta a fabricar mais desse benfeitor.

“Apliquei uma solução nos cachos durante o amadurecimento e a pré-colheita”, explica a estudiosa, que trabalhou em parceria com o Núcleo Tecnológico de Uva e Vinhos da Epamig, em Caldas (MG).

Com a fruta turbinada, ela decidiu avaliar se o suco ganhava o mesmo perfil. Deu certo!

“Estudos preliminares mostram um aumento de 70% em relação à bebida preparada com a fruta que não passou por tratamento”, relata Laís. Ela espera parcerias para levar a técnica inovadora aos produtores.

Veja também

As vantagens de contar com um suco de uva enriquecido

É para criança e idoso: por causa da fermentação, o vinho reúne muito resveratrol. Mas nem todos podem beber. Já o suco está liberado.

Blinda o coração: o resveratrol tem a justa fama de protetor do peito, já que ajuda a domar o colesterol e evitar a obstrução nas artérias.

Tem vida longa: a bebida dura até dois anos. Nas análises químicas, que levaram seis meses, o resveratrol permaneceu lá.