Brasileiro e nativo da Mata Atlântica, o cambuci é uma fruta que pertence à mesma família da goiaba, da pitanga e da jabuticaba. Talvez você conheça melhor o cambuci como a fruta que dá aroma a cachaças e licores saborizados.
Costuma-se dizer que o formato do cambuci lembra um disco voador, mas o nome da fruta deriva da língua tupi e faz referência ao formato de vaso ou pote de argila. Embora possa ser consumida in natura e tenha um aroma doce, o sabor é bastante ácido, e por isso é mais comum encontrar o cambuci como ingrediente de preparações culinárias.
Conheça os benefícios do cambuci
A frutinha, além de rica em acidez, é cheia de vitaminas, incluindo a vitamina A, aquelas do complexo B, e a C. Ainda contém ferro e antioxidantes.
Os carotenoides são um dos tipos de antioxidantes encontrados na fruta. Eles auxiliam no combate ao estresse celular, logo, combatem o envelhecimento precoce e ajudam a prevenir doenças crônicas. A saúde dos olhos também é fortalecida pelo consumo de carotenoides.
Outro tipo de antioxidante presente no cambuci são os compostos fenólicos, que também combatem os radicais livres do corpo. Já existem pesquisas demonstrando que os compostos fenólicos do cambuci são capazes de auxiliar o organismo a frear complicações metabólicas associadas à obesidade.
Os fenóis do cambuci ajudam o organismo a reduzir a produção de proteínas que geram processos inflamatórios e promovem uma melhor tolerância à glicose. Os compostos ainda favorecem o aumento do nível de colesterol HDL – o “colesterol bom” – e a diminuição do colesterol conhecido como “ruim”, o LDL. De quebra, a substância também melhora a glicemia em jejum.
Mas, claro, não adianta comer cambuci pensando nesses benefícios e ter uma alimentação repleta de gorduras saturadas e alimentos ultraprocessados.
Como inserir o cambuci na dieta?
A intensa acidez da fruta faz com que ela não seja consumida habitualmente in natura, mas há uma variedade de pratos que podem ser preparados com o cambuci. A frutinha pode servir de ingrediente para receitas doces, como geleias, doces em calda, sorvetes, cremes e até sucos. Lembre-se, porém, que alguns preparados em sobremesa podem adicionar calor, açúcar e gorduras que “anulam” os benefícios buscados.
Já se a sua busca é pelo sabor, o cambuci é uma boa pedida para acompanhar drinques e licores, sendo tradicionalmente utilizado para saborizar bebidas alcoólicas,
Mas a versatilidade não para por aí: o cambuci também pode ser usado para preparar molhos para carnes, frango e peixes. Pratos salgados como ceviche vão bem com a frutinha ácida.