saudeLOGO Created with Sketch.

Existem problemas de saúde que pioram as taxas de colesterol?

Saiba se algum distúrbio pode interferir no quadro

Sim, alguns distúrbios acarretam a alta do colesterol. Um deles é o que mexe com a tireoide. Essa glândula que fica no pescoço e lembra uma borboleta produz hormônios importantíssimos para várias funções do corpo. Os batimentos cardíacos, a capacidade de concentração e o humor são regulados pelo trabalho da tireoide. O ciclo menstrual também – por isso as mulheres são tão influenciadas por ela, especialmente na menopausa. Pois bem: quando a glândula dá uma rateada e libera menos hormônio, temos o hipotireoidismo. Não bastassem o cansaço, a depressão e a diminuição do apetite, esse quadro vai provocar uma alteração lá no fígado, diminuindo a capacidade desse órgão de coletar o LDL do sangue. Ainda bem que a subida do colesterol é freada assim que a disfunção tireoidiana é tratada.

Leia também: Afinal, o que o colesterol faz no nosso corpo?

Outra encrenca associada com os disparos dos níveis de gordura é a doença de Cushing. E aí tem outra glândula por trás do problema, a suprarrenal. É nesse lugar, no topo dos rins, que ela produz o cortisol, o tão falado hormônio do estresse. Quando há uma falha e a produção aumenta loucamente, o fígado é incentivado a fabricar mais e mais colesterol.

Em alguns casos não é a doença em si, mas o medicamento usado em seu controle, que se intromete nessa história. É assim com a cortisona, receitada para artrite e asma. Os betabloqueadores, indicados para pacientes cardíacos, e os coquetéis anti-HIV também podem elevar as taxas. Como essas são enfermidades de tratamento prolongado, os médicos normalmente ficam de olho e pedem exames periódicos para ver a quantas anda a numeralha do colesterol.

Leia também: O que acontece se as taxas de colesterol saem do controle?

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s