saudeLOGO Created with Sketch.

Alzheimer se combate na escola

Frequentar a sala de aula ajuda a manter a cabeça sã com o passar dos anos

A cada aniversário comemorado, o cérebro fica um pouco mais vulnerável a males que prejudicam seu funcionamento, como o Alzheimer e demência vascular. Mas cientistas paulistanos descobriram um potente escudo contra encrencas neurodegenerativas: a escola. 

Para chegar a essa conclusão, pesquisadores da Universidade de São Paulo estudaram a massa cinzenta de 675 indivíduos que morreram com mais de 50 anos. Os experts também perguntaram a familiares e amigos próximos sobre as habilidades mentais desse pessoal. 

Resultado: entre os que passaram mais tempo na sala de aula, as funções cognitivas eram mais preservadas, independentemente de eventuais lesões no cérebro. Ou seja, o aprendizado formal foi capaz de barrar os sintomas clássicos de danos na cachola. Na contramão, quem estudou pouquíssimo tendia a sofrer com déficits cognitivos mais graves mesmo se os neurônios não apresentassem tantas alterações.  

O trabalho foi o primeiro do mundo a comprovar que a educação, mesmo que básica, já ajuda a manter a lucidez quando há algum transtorno castigando o cérebro. Tamanho ineditismo fez o projeto vencer a edição 2013 do Prêmio SAÚDE na categoria Saúde Mental e Emocional. 

Essa que é a maior premiação do setor já está com as inscrições abertas. Se você é profissional da área, envie seu projeto: http://premiosaude.com.br/inscricao/.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s