Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Câncer de pulmão: cigarro e outras causas

Os principais fatores de risco desse tipo de tumor, o mais mortal do mundo, são abordados em um vídeo, assim como os sintomas, o diagnóstico e o tratamento

Por Theo Ruprecht - Atualizado em 12 Nov 2018, 17h47 - Publicado em 30 Aug 2018, 17h46

O câncer de pulmão é causado, em 90% dos casos, pelo cigarro. Ou melhor, pelo tabagismo. Como diz o cirurgião oncológico Jefferson Luiz Gross, diretor do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center, todas formas de usar o tabaco – do narguilé ao cigarro de palha – provocam danos ao órgão da respiração. “E não há limite seguro”, reforça ele.

No vídeo acima, em uma entrevista gravada originalmente ao vivo no Facebook para o Dia Nacional de Combate ao Tabaco, o especialista respondeu às perguntas dos internautas sobre essa dependência. Acima disso, abordou o câncer de pulmão, dos sintomas ao tratamento, passando também por outras causas.

Pois é: embora o cigarro seja o grande vilão por trás dessa doença, ele não é o único. A poluição é, por exemplo, mais um fator de risco, assim como algumas profissões e certos hábitos de vida. E, sim, a herança genética também tem sua parcela de culpa.

Quer acompanhar ao vivo as próximas transmissões e mandar suas perguntas? É só ficar de olho nas nossas redes sociais. Mas, se por um acaso não conseguir ver a entrevista na hora, fique tranquilo. Todas elas são colocadas na TV SAÚDE.

Publicidade