PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Tudo começa e acaba em… células

Obra espetacular narra o papel delas na evolução, na saúde e na doença

Por Diogo Sponchiato
Atualizado em 6 out 2023, 12h32 - Publicado em 25 set 2023, 14h39
cancao-da-celula
Livro combina literatura de qualidade e divulgação científica para discutir avanços no estudo das células  (Ilustração: luismmolina/Getty Images/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Redigir uma espécie de biografia das células é um empreendimento ousado, mas o médico indo-americano Siddhartha Mukherjee tem as credenciais e a habilidade literária para dar conta do desafio.

Depois de escrever uma história do câncer e outra dos genes, o oncologista centra sua pena desta vez nas unidades básicas da vida.

Em A Canção da Célula (Companhia das Letras), somos convidados a viajar por dentro e por fora dessas estruturas que compõem o sangue, a imunidade e os órgãos e a entender melhor não só como elas funcionam mas também o que acontece quando deixam de funcionar, despertando doenças.

A rigor, qualquer enfermidade é também uma patologia celular, princípio teorizado no século 19 e de uma atualidade inconteste.

A par dele, Mukherjee nos mostra, com uma linguagem clara e exuberante, como o equilíbrio entre células tão diversas como neurônios e linfócitos é crítico para manter esse estado chamado saúde — e como a manipulação celular está escrevendo um novo capítulo no tratamento e na cura de doenças.

Continua após a publicidade

Terapias celulares

Transfusão de sangue: O conhecimento sobre a compatibilidade sanguínea permitiu apurar a transferência do material após cirurgias e hemorragias.

Fábrica de remédios: O maior entendimento sobre como as células se comportam e o que produzem originou uma série de medicamentos, alguns deles sintetizados em cultivos celulares.

Fertilização in vitroGraças às descobertas sobre a formação do embrião, foi possível imitar a natureza em laboratório e contornar a infertilidade.

Continua após a publicidade

Arma contra o câncer: Terapias como CAR-T utilizam células de defesa do paciente alteradas e reintroduzidas para caçar linfomas e leucemias.

A canção da célula: as descobertas da medicina e o novo humano

livro-cancao-da-celula

Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.