Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Osteopatia promete aliviar dores crônicas. Será mesmo?

Benefícios da técnica são questionados pela falta de evidências mais sólidas

Por Gabriel Bueno
18 nov 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • osteopatia é uma prática terapêutica que utiliza técnicas manuais com o objetivo de tratar uma variedade de problemas no corpo. Criada no século 19 pelo médico estadunidense Andrew Taylor Still, a abordagem leva em conta conceitos hoje vistos como ultrapassados. E, embora seja oferecida no SUS como uma técnica integrativa, não deve substituir outros tratamentos.

    No Brasil, a profissão de osteopata não é regulamentada, mas a técnica é considerada, desde 2001, uma especialidade da fisioterapia pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). A seguir, entenda mais sobre ela.

    Quando é recomendada?

    O método é amplamente utilizado para aliviar dores crônicas nas costas, pernas, pescoço e ombros. Alguns estudos sugerem benefícios para pessoas com espasmos musculares, tensões causadas por má postura e dores associadas a estresse, sedentarismo e até à gravidez.

    Antes de recorrer à osteopatia, porém, deve-se sempre recorrer a uma avaliação médica prévia para avaliar as possibilidades de tratamento para o seu caso. Pela falta de evidências sólidas, um método alternativo deve ser sempre complementar a outras abordagens de saúde, nunca a única forma de tratar o caso.

    +Leia também: Tratamentos alternativos: fique atento aos riscos

    Além disso, embora haja indícios de que a técnica pode ajudar com dores, não há qualquer evidência de que a osteopatia seja eficaz para aliviar outros problemas sistêmicos para os quais ela já foi recomendada no passado, como asma, depressão ou cólicas em bebês, por exemplo.

    Continua após a publicidade

    Osteopatia tem contraindicações

    Pessoas com fraturas recentes, trombose, aneurismas, metástases ósseas, artrite reumatoide, osteoporose ou patologias que comprometem a medula espinhal devem evitar essa prática, pois o risco de agravamento dessas condições é elevado devido às manipulações realizadas durante as sessões de tratamento.

    Essa restrição também se estende àqueles que apresentam distúrbios de coagulação, que utilizam medicamentos anticoagulantes, como a varfarina, ou que sofrem de esclerose múltipla.

    Como funciona?

    O tratamento osteopático é realizado por meio de técnicas manuais que incluem ajustes articulares, alongamentos e pressão em pontos específicos do corpo. Antes de iniciar as sessões, o especialista realiza uma avaliação detalhada para entender o histórico de saúde do paciente e as possíveis lesões.

    Continua após a publicidade

    Como o osteopata não prescreve medicamentos, é ideal que o tratamento seja complementado com consultas médicas, garantindo uma abordagem mais completa para cada paciente.

    Embora seja considerada uma técnica segura, adequada para diferentes faixas etárias, desde crianças até idosos, é normal que os pacientes sintam desconfortos na região tratada por um curto período após as sessões.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.