saudeLOGO Created with Sketch.

Filtro com fator de proteção mais alto resguarda contra melanoma

Usar o produto mais poderoso diminuiu em até 33% o risco de desenvolver esse tipo de câncer de pele

Você é daqueles que nem olha para o fator de proteção do filtro solar (o chamado FPS)? Pois saiba que esse dado importa bastante. Segundo um estudo da Universidade de Oslo, na Noruega, a turma que usa o produto com FPS acima de 15 tem até 33% menos risco de desenvolver melanoma, um tipo de câncer de pele agressivo.

Leia também: Combo de remédios contra o câncer de pele mais agressivo chega ao Brasil

Agora, tem um dado curioso nessa história: alguns estudos anteriores chegaram a sugerir que os usuários assíduos de protetores estão mais expostos a tumores. Segundo pesquisadores, isso acontece porque algumas pessoas usam o produto para prolongar a exposição ao sol. Além disso, uma parcela não aplica a quantidade adequada ou então esquece de passar o protetor em algumas áreas, resultando em queimaduras.

Mas, de acordo com os cientistas noruegueses, se usar direitinho e optar pelo produto com fator de proteção alto, a pele fica, sim, mais protegida.

Leia também: Você aplica filtro solar?

Ao que ficar atento

O fator de proteção solar (FPS) não é o único aspecto que importa ao optar por um filtro. Veja no rótulo se ele bloqueia tanto os raios UVB como os UVA. Caso pretenda ir à praia, confira na embalagem se o produto sai na água. E respeite os horários de reaplicação descritos pelos fabricantes.