Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Percevejos: qual é o perigo desse inseto e como eliminá-lo

Só garantir a limpeza não é suficiente para evitar a praga, que, além da picada incômoda, pode provocar reações alérgicas graves em algumas pessoas

Por Maurício Brum
19 nov 2024, 14h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Os percevejos, também chamados algumas vezes de “percevejos de cama” devido à tradução do nome em inglês “bed bug”, têm se tornado mais frequentes ao redor do mundo. Medindo poucos milímetros e difíceis de identificar a olho nu, eles podem aparecer em qualquer lugar (não só na cama), embora sejam bem comuns em colchões.

    Em geral, os percevejos não chegam a causar problemas de saúde sérios em seres humanos (uma importante exceção são as reações alérgicas), mas a simples picada já causa incômodo suficiente para querer evitar ao máximo contato com eles.

    Os insetos são uma praga conhecida na Europa e nos Estados Unidos, mas já aportaram também no Brasil. Saiba mais sobre eles.

    +Leia também: Pragas urbanas: como evitar as principais e controlar infestações

    Em primeiro lugar, o que são os percevejos?

    Percevejos são insetos minúsculos do gênero Cimex, geralmente medindo de 1 a 7 milímetros, com um corpo achatado e cor amarelada ou marrom. Eles se alimentam de sangue humano (isto é, são hematófagos) e, por isso, é comum sofrer com suas picadas quando se está em um lugar infestado.

    Esses insetos podem aparecer em diferentes lugares, geralmente se escondendo durante o dia — dentro do colchão, em reentrâncias de móveis e até mesmo em rachaduras na parede. Por isso, é frequente que as picadas ocorram à noite, embora possam acontecer em outros momentos.

    Quais os riscos de uma picada de percevejo?

    Na grande maioria dos casos, percevejos não costumam causar complicações além do próprio incômodo típico de uma picada: coceira, vermelhidão e, algumas vezes, inchaço na área afetada, que pode começar poucos minutos ou horas depois do contato com o inseto.

    Continua após a publicidade

    No entanto, em algumas pessoas, a picada pode provocar reações alérgicas moderadas a severas. Nessas situações, podem surgir bolhas no local afetado e um inchaço maior que o comum. Em casos graves, também pode ocorrer febre, alteração nos batimentos cardíacos e até mesmo dificuldade respiratória que leva a um choque anafilático.

    Caso você tenha algum desses sintomas que indicam uma reação grave, mesmo sem identificar a causa, busque um serviço de emergência imediatamente.

    Como identificar uma infestação de percevejos?

    Se você não conseguir ver o percevejo, já que ele costuma se esconder em lugares de difícil acesso, ainda assim há maneiras de sentir sua presença. É possível, por exemplo, vasculhar o ambiente em busca dos exoesqueletos desses insetos, que eles deixam para trás após a fase de muda, quando crescem.

    Outro indício de percevejos é a presença de manchas escuras no colchão ou na roupa de cama, ocasionadas pelas fezes desses insetos, ou mesmo marcas de sangue que indicam a picada. A própria picada dá sinais de que foi causada por esse inseto, como um padrão em linha, ou ziguezague, ou o fato de aparecerem quase sempre quando você acorda.

    Continua após a publicidade

    Como eliminar os percevejos?

    Percevejos podem ir de um lugar para outro pegando carona em roupas, bagagens ou até mesmo escondidos em móveis ou itens descartados de um lugar infestado. Embora manter a higiene seja uma boa maneira de eliminar esses insetos após detectá-los, só a limpeza não previne que eles venham de outro ambiente.

    Uma vez identificada a presença de percevejos, deve-se intensificar os hábitos de higiene. Recomenda-se aspirar as áreas em que a presença deles é confirmada e lavar a roupa de cama e outros itens de vestuário potencialmente contaminados — a uma temperatura superior a 60 graus.

    Em casos de infestações mais avançadas, muitas vezes é necessário recorrer à contratação de um serviço profissional para eliminar os percevejos. O simples uso de inseticidas de domésticos é contraindicado, pois pode simplesmente fazer os insetos “se mudarem” de local, sem exterminá-los.

    Percevejo transmite doença de Chagas?

    triatoma-infestans-inseto-barbeiro
    Embora chamado de “percevejo” em algumas partes do Brasil, o barbeiro que causa a doença de Chagas é outro inseto: um Triatoma, não um Cimex (Fedaro/CC BY-SA 4.0/Wikimedia Commons)
    Continua após a publicidade

    Aqui vale muita atenção: o percevejo de cama não transmite doenças a seres humanos, mas em algumas partes do Brasil é comum se referir ao inseto barbeiro (da espécie Triatoma infestans) como “percevejo”, porque ele também se alimenta de sangue humano e tem um formato parecido.

    Caso o “percevejo” que existe em sua região seja na verdade um barbeiro, é preciso cuidado redobrado: esse inseto pode transmitir a doença de Chagas, potencialmente fatal. Uma maneira importante de diferenciá-lo é que o Triatoma, embora ainda pequeno, costuma ser bem maior que o “bed bug” (mede de 2 a 3 centímetros) e raramente aparece fora de áreas rurais.

    Compartilhe essa matéria via:
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.