saudeLOGO Created with Sketch.

Música para cuidar melhor

Canções ecoam nos corredores e reduzem o estresse de funcionários e pacientes de um hospital paulistano

Mais do que despertar emoções e servir como trilha para vários momentos da vida, as melodias têm um enorme potencial terapêutico. Foi o que comprovou, na prática, um projeto do Hospital Samaritano, em São Paulo. 

Periodicamente, um grupo de funcionários da instituição cantava e tocava para os colegas, em especial para os que trabalhavam em setores mais estressantes, como o centro cirúrgico. Com os acordes, os enfermeiros se sentiam mais relaxados e motivados. A cantoria ainda despertava questionamentos e reflexões dos colaboradores sobre suas funções no trabalho. E isso, é claro, refletiu positivamente na atuação profissional.

Mais do que isso, o mesmo grupo de voluntários soltava a voz quinzenalmente pelas alas do hospital para beneficiar os próprios pacientes. 

O grupo do Samaritano acertou o tom e os resultados do projeto, que foi destaque na Categoria Saúde Mental e Emocional do Prêmio SAÚDE de 2008. E, em 2015, o prêmio que reconhece inovações da saúde brasileira realizará sua décima edição. Você já pode votar nos seus finalistas favoritos! É só acessar http://abr.ai/1O5Wg9F