Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

Metade dos hipertensos tem mais de 50 anos

De acordo com levantamento, número de indivíduos com pressão alta nessa faixa etária aumentou 5% de 2014 para 2015

Por Thiago Nepomuceno
Atualizado em 28 out 2016, 06h48 - Publicado em 3 Maio 2016, 09h00
Alex Silva
Alex Silva (/)
Continua após publicidade

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia mostram que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. Se você já passou dos 50, é bom tomar cuidado redobrado com o coração e os vasos sanguíneos: segundo um novo levantamento da Orizon, empresa de tecnologia e gerenciamento de saúde, essa turma representa metade dos casos de hipertensão no país.  
Para chegar a essa conclusão, dados de 1,4 milhão de pacientes foram incluídos no estudo. Em 2014, 47% dos hipertensos ultrapassavam o meio século de vida. Já no ano passado, o índice subiu para 52%. É importante notar ainda que esse mal não escolhe gênero: nos dois anos acompanhados, 51% dos enfermos eram homens e 49% mulheres. O levantamento ainda mostrou que as pessoas com pressão alta passam, em média, seis dias internados em hospitais para tratar as crises hipertensivas e os desdobramentos da doença. 
Algumas medidas básicas ajudam a manter a pressão dentro dos limites saudáveis. Aposte em exercícios físicos e pegue leve no sal. Dormir bem e investir em frutas e verduras também ajuda a afastar a hipertensão. Manter os níveis sob controle evita até 57 mil mortes por infarto e 63 mil por AVC todos os anos. 

 

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.