Sim, os felinos também precisam de umas boas ensaboadas periódicas. Só assim a pele do bichano fica protegida contra parasitas
Foto: Dreamstime
Engana-se quem pensa que somente as lambidas são o suficiente para manter o gatinho livre da sujeira. Pelo menos uma vez ao mês, os felinos precisam ser banhados com muita água e sabão. Entenda sabão como xampu especial para animais: neutro e hipoalergênico. “Como os gatos têm o olfato mais sensível que os cães, perfumes podem desencadear crises de asma ou bronquites”, diz a veterinária Fernanda Fragata, de São Paulo.
Mas, antes de ensaboar o bichinho, tenha a certeza de que ele aprovará os esguichos d’água. “Gatos que possuem esse hábito desde filhotes aceitam muito bem a higienização. Já se receberem os primeiros banhos somente na vida adulta, o proprietário deve ser paciente e acostumá-los gradativamente à limpeza”, completa Fernanda. “Desde que dados da forma correta, os banhos ajudam a evitar a proliferação de bactérias e fungos na pele do animal”, explica Tatiane Fernandes, médica veterinária.
Confira abaixo um passo a passo que lhe ensinará a dar aquele trato no seu amigo:
1. Escolha um xampu apropriado para o bichano. Pelos claros merecem produtos com clareador óptico, ingrediente ativo que deixa a pelagem mais branca. “Já os pelos mais oleosos exigem banhos com adstringentes, que auxiliam na remoção da gordura”, diz Tatiane.
2. Tome cuidado com as orelhas, olhos e focinho. “Proteja o ouvido do gato com chumaços de algodão parafinado, que não absorve água”, recomenda Fernanda. Respingos de água ali causam terríveis otites e, nos olhos, o xampu pode desencadear uma tremenda irritação.
3. Se seu amigo se mostrar um tanto arisco, peça a alguém que segure as patas dele. Só então comece a esfregá-lo. Após o xampu, os pelos mais longos necessitam de doses de condicionador para facilitar a escovação. Depois, é só enxaguar.
4. Enxugue o pelo do felino. “O secador deve ser colocado na temperatura média. Posicione o aparelho a 30 centímetros da pele do animal para evitar queimaduras”, diz Fernanda. Não deixe o jato de ar atingir diretamente os olhos do gato, porque isso pode provocar lesões na córnea.
5. Para finalizar o processo, escove o bichano. Os fios mais longos precisam ser penteados no sentido do crescimento para que não embaraçarem. A escovação, aliás, deve ser um hábito diário, porque ajuda o gato a se livrar dos pelos mortos e mantém a pelagem saudável.