saudeLOGO Created with Sketch.

Aplicativo contra a obesidade infantil

Está prestes a chegar ao Brasil um programa que ajuda professores e pais a discutir com as crianças o tema da alimentação saudável

Só falar que obesidade faz mal não parece ser suficiente para frear a epidemia do problema — tanto em adultos como em crianças. Daí porque a plataforma MEAL (sigla em inglês para Modificando Atitudes e Ações Alimentares através do Aprendizado) é tão interessante. Coordenada pela everis, uma consultoria multinacional especializada em negócios e tecnologia, essa ferramenta facilita o aprendizado sobre nutrição e alimentação saudável nas escolas (e mesmo nas residências). 

Sim, há conteúdo informativo sobre a alimentação dentro desse projeto. Mas a grande sacada está nos games e outros métodos de interação que fazem com que a criança se entretenha enquanto aprende o valor de uma dieta equilibrada. E, dependendo da situação, a diversão continua em casa com atividades extras.

O projeto envolveu uma série de instituições, como a Universidade de Valência, na Espanha, e recebeu um aporte de mais de 500 mil euros — na Europa, o método já está sendo difundido. A princípio, ela é voltada aos pequenos de 9 a 12 anos. “O excesso de peso é um dos maiores problemas de saúde pública não só no Brasil como no mundo. A ferramenta MEAL é uma iniciativa importante para ajudar educadores e crianças de qualquer lugar do mundo para que possam aprender de forma didática e lúdica como é possível manter uma alimentação saudável”, diz Alexandre Grandi, executivo da everis que lidera o atendimento de saúde no Brasil.

Verdade que o produto ainda não está no Brasil. Mas ele deve chegar nos próximos tempos. Enquanto isso, que tal estimular a criançada a comer bem em casa, fazendo-a participar da preparação das refeições? Outra boa estratégia é conversar com o diretor e os professores da escola para pedir que as aulas, seja de qual disciplina forem, contemplem preceitos básicos de nutrição. 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s