saudeLOGO Created with Sketch.

Alguns personagens dos quadrinhos deveriam buscar ajuda médica

Até os super-heróis precisam enfrentar doenças

Em homenagem ao Dia Mundial do Orgulho Nerd, nossa designer Mayla Tanferri (cujo superpoder é cuidar do visual das reportagens publicadas na revista) foi convidada a analisar a saúde de alguns personagens dos quadrinhos. Sim, ela é a nerd da nossa equipe. Veja o resultado:    
 
Hoje, 25 de maio, além do Dia Internacional da Tireoide, é comemorado o Dia Mundial do Orgulho Nerd! Na mesma data, só que em 1977, estreava nos cinemas americanos o Episódio IV da Saga Star Wars: Uma Nova Esperança. Tem mais: também é Dia da Toalha, uma homenagem à Douglas Adams, autor da série “O Guia do Mochileiro da Galáxias”. É que, no primeiro livro da série, o seguinte trecho ficou famoso: “Aconteça o que aconteça, nunca esqueça sua toalha!”.
 
E o que será que a revista SAÚDE tem a ver com isso, não é mesmo?
 
Bem, a equipe de jornalistas desafiou essa mera designer nerd que aqui vos fala a ultrapassar os layouts da revista e analisar personagens do universo pop. A ideia era diagnosticar possíveis transtornos comportamentais desses heróis. O que ninguém esperava é que eu fosse encontrar quadros clínicos recorrentes… Vamos lá:
 

1. Gritou, bateu o teclado com força na mesa e ameaçou tacar longe a caneca de café quente só porque o coleguinha de trabalho contou o que aconteceu no último episódio de Game of Thrones? Você pode estar sofrendo da Síndrome de Hulk! Pode até parecer engraçado, mas é como é conhecido popularmente o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), caracterizado por fúria repentina e acessos de raiva sem controle. Mas calma! Para o transtorno ser diagnosticado, o paciente precisa passar por três grandes episódios explosivos em um período de um ano. Aí, nem a Viúva Negra é capaz de ajudar. Só o médico mesmo…

2. Voltou de férias e tem a certeza de que deixou todo seu conhecimento e talento no detector da alfândega? Não consegue trabalhar porque acredita ver a cara do seu chefe no reflexo do monitor a cada instante? Você comemora a chegada de quaisquer guloseima no escritório apenas meia hora após almoçar? Hmm, pode ser um distúrbio de ansiedade! Segundo a página de Distúrbios Mentais da Marvel Wikia (eu me surpreendi sobre a existência desse site), um dos personagens que experimenta esse problema – marcado por sintomas como insegurança, medo irracional e ansiedade – é a heroína Jessica Jones. E não é à toa, né? Com um vilão como Kilgrave na minha cola eu aceitaria vários pães de banana do meu vizinho:

3. Passa horas tentando começar um e-mail e esquece as instruções que acabou de receber pra completar aquele trabalho? Não tem energia nem pra jogar videogame ou ver sua série favorita? Que tal se certificar de que não anda com depressão? Transtorno conhecido como o mal do século 21, ele é caracterizado, entre outros sintomas,por perda de interesse, onda implacável de improdutividade e dificuldade severa de concentração. Esse problema é frequentemente abordado nas histórias em quadrinhos e já atingiu personagens como Demolidor, Feiticeira Escarlate e até o meu favorito: o Homem Morcego!

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s