saudeLOGO Created with Sketch.

A agressividade pode aparecer em cachorros de todo porte

Cães de porte diminuto às vezes têm mania de fincar seus dentes afiados ao levar qualquer susto bobo. Já os grandalhões podem ser campeões em doçura

Cães pequenos, em geral, impõem certo respeito pela “ranhetice”, já que recebem estranhos com latidos e rosnados. Pelo sim, pelo não, leve-os mais a sério. Alguns desses pequenos ranzinzas podem ser bichos agressivos, mais até do que cães grandes que já levam essa fama, como o pit bull.

É o que mostra um estudo americano realizado pela Universidade da Pensilvânia com 6 mil donos de cães de 30 raças diferentes. A agressividade pode aparecer em cachorros de todo porte, não se engane. A diferença entre os miudinhos e os grandalhões está tão-somente na força do ataque.

“Essa braveza toda é uma forma de defesa”, justifica o veterinário e homeopata Marcos Eduardo Fernandes, de São Paulo. No caso específico dos baixinhos atrevidos, o mundo é tamanho gigante. Ao menor sinal de ameaça, avançam pra valer. “Mas é claro que fatores hereditários e também o ambiente, isto é, a maneira como o bicho é tratado pelo dono, também ajudam a moldar o comportamento impetuoso” complementa Fernandes.

“Seja paciente e o animal retribuirá com atitudes mais sociáveis”, ensina o zootecnista Alexandre Rossi, de São Paulo. É óbvio que os cães de pequeno porte – mais fracos e com dentes mínimos – não são capazes de matar. Nem por isso suas mordidas devem ser menosprezadas. “Esses ataques precisam ser comunicados aos hospitais e clínicas veterinárias para o controle de zoonoses. A grande ameaça é a raiva”, alerta Mauro Lantzman, professor de psicobiologia.

Mas será que dá para prevenir ou ao menos amenizar a hostilidade dos pequenos furiosos? Sim, é a resposta unânime dos experts. O mais importante é não se deixar seduzir pelo seu aspecto frágil. Quem cai na armadilha de tratar o animalzinho, só por ser “inho”, como um eterno bebê cria um mons…trinho! Exigente, dominador e pronto para morder sem dó nem piedade.

Os mais agressivos são:

· Em 1º lugar em reações intempestivas, o Dachshund, que pesa cerca de 3,5 quilos.

· Em 2º lugar, o levíssimo Chihuahua, que tem de 0,5 a 2 quilos.

· Em 3º lugar, pesando entre 3 e 6 quilos, não mais, o Jack Russel Terrier

· Em 4º lugar, com até 50 quilos, o Akita

· Em 5º lugar, pesando de 18 a 30 quilos, o Pastor Australiano

· Em 6º lugar, pesando de 14 a 27 quilos, o famoso (e, ok, também grande) Pit Bull

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s