VÍRUS NIPAH

VÍRUS NIPAH

O que você precisa saber sobre o patógeno que preocupa autoridades na Índia

O Nipah é um vírus transmitido por animais (principalmente morcegos) para humanos que causa uma infecção que tem letalidade alta, de 75%. 

O QUE É

Identificado pela primeira vez em 1999, ele causa surtos ocasionais no Sul e no Sudeste Asiático.  Desde seu surgimento, foram registrados casos em Bangladesh, Malásia, Índia, Filipinas e Singapura.

NÃO É NOVO

Um surto foi detectado na Índia, em uma região que não via casos desde 2007. Dois profissionais de saúde foram infectados, e outros 196 que tiveram contato com eles testaram negativo para o vírus. 

O QUE ESTÁ ACONTECENDO AGORA? 

POR QUE PREOCUPA?

Por conta da alta taxa de letalidade do vírus e de sua capacidade de se transmitir entre diferentes animais e pessoas.  Mas a OMS e as autoridades da saúde destacam que o risco de uma nova pandemia é baixo. 

Isso porque, diferente da covid, que se propaga pelo ar, o Nipah só é transmitido após um contato próximo prolongado e desprotegido com pessoas infectadas.

POSIÇÃO DA OMS

A entidade reforça que o risco para outros países é baixo. Já o risco local é moderado, por conta da presença dos reservatórios naturais do vírus na região (morcegos do gênero pteropus). 

A Índia já adotou medidas de prevenção e controle, como os testes em pessoas que tiveram contato com os infectados. 

RECOMENDAÇÕES

O Ministério da Saúde avalia o risco de o vírus chegar ao país como baixo, e afirmou manter protocolos de vigilância e emergência para agentes altamente patogênicos.

NO BRASIL

O principal reservatório do vírus, o morcego-da-fruta, não circula no país.  A introdução poderia acontecer por meio de uma nova espécie hospedeira, de viajantes infectados ou do comércio animal irregular.

Acompanhe nossa cobertura completa sobre o Nipah Vírus em saude.abril.com.br