VOCÊ DEVERIA TOMAR CREATINA?

A creatina virou febre e se tornou um dos suplementos mais vendidos no país.   Só que boa parte de suas alegações é, no mínimo, superestimada.

Ela é um dos poucos suplementos com alto nível de evidência para o desempenho esportivo, impactando no ganho de força muscular e resistência.

Mas ela pode não ser indicada para você, a depender da sua carga de exercícios, disciplina e objetivos. Veja o que levar em conta antes de investir na creatina:

A creatina melhora de 3 a 5% do desempenho.  Isso é significativo para atletas, mas quase (ou totalmente) imperceptível em pessoas comuns.

1. O EFEITO É PEQUENO

Como a magnitude é baixa, a ação do suplemento só será perceptível em pessoas que: - Treinam 5x ou mais por semana pesado até a falha; - Controlam a alimentação à risca; 

2. SÓ FUNCIONA PARA QUEM É MUITO REGRADO

- Dormem bem regularmente (de 7 a 9 horas); - Se hidratam adequadamente - Não bebem, fumam, consomem pouco açúcar e controlam bem o estresse

Ela atua em treinos de alta intensidade e curta duração, como academia, futebol ou corridas pequenas de velocidade. Para maratonas ou ciclismos longos não faz diferença.

3. NÃO FUNCIONA PARA TODOS OS EXERCÍCIOS

A creatina não melhorar foco, memória ou desempenho mental. Não há comprovação de benéficios para essa ação.

4. NÃO AJUDA O  CÉREBRO

Há muita especulação e nenhum estudo sólido sobre os efeitos para essas alegações.

5. TAMBÉM NÃO FUNCIONA PARA ANSIEDADE, MELHORA GLICÊMICA OU EMAGRECIMENTO

Eles têm naturalmente menos creatina dentro do músculo por causa do envelhecimento.   Consulte um médico ou nutricionista antes de suplementar!

6. PODE SER UMA BOA PARA IDOSOS ATIVOS

Ingerir não faz mal aos rins, não causa queda de cabelo, não faz mal à pressão, causa infertilidade ou câncer! É um suplemento seguro.

NÃO CAIA EM MITOS NEGATIVOS SOBRE A CREATINA

E aí, vai investir no suplemento? Ou ainda tem muito treino e estilo de vida para ajustar antes que ele faça efeito?

Para saber mais, acesse nosso dossiê sobre creatina.