Clique e assine VEJA SAÚDE por R$ 6,90/mês

Emocionante: um coral de pacientes com câncer de cabeça e pescoço

Em entrevista ao vivo, especialistas ainda comentam fatores de risco e tratamento de tumores que atingem essa região do corpo

Por André Biernath - 11 ago 2017, 18h33

O A.C. Camargo Cancer Center, em São Paulo, sediou, no dia de hoje (11), o I Encontro de Pacientes Laringectomizados. Participaram indivíduos do Brasil inteiro que sofreram com um tumor na cabeça ou no pescoço e, durante o tratamento, foram submetidos a cirurgias para retirada de estruturas da garganta. Nesse processo, muitos deles perderam parte da capacidade de fala. Mas isso não impediu que um grupo deles formasse um grupo para cantar. O coral, chamado “Sua Voz”, se reúne mensalmente para ensaiar, sob a batuta da fonoaudióloga Elisabete Carrara, que acompanha a turma no violão. Além de ser uma forma de manter contato, a atividade ajuda até na recuperação da enfermidade.

Nossa reportagem esteve presente no evento e transmitiu ao vivo a participação do coral no evento. Após a apresentação, ainda conversamos com a Dra. Elisabete e com os cirurgiões oncológicos Luiz Paulo Kowalski e Genival Barbosa. Os médicos aproveitaram a oportunidade para destacar a prevenção do câncer de cabeça e pescoço. Entre os hábitos indicados, está o abandono do tabagismo e a vacinação contra o HPV. Ficar atento a feridas na boca que não cicatrizam também é muito importante.

Publicidade