O convidado do novo episódio do podcast Olhar da Saúde é André Oliveira, diretor de engenharia para a América do Sul da Ford. Ao ler essa frase, você deve ter se perguntado: o que faz um gestor da indústria automotiva em um podcast de saúde?
Pois saiba que há muitas conexões entre os dois temas! A primeira é relacionada ao uso de combustíveis fósseis, como a gasolina. Eles são os principais causadores do aquecimento global, que tem efeitos significativos na saúde.
Frente às mudanças climáticas, as indústrias automotivas estão buscando se reinventar, seja por meio da transição energética e da evolução dos carros elétricos, seja por meio de tecnologias para otimizar o desempenho dos veículos atuais e reduzir o gasto de gasolina.
Oliveira explica que a Ford quer, até 2050, atingir a neutralidade completa das emissões de carbono. E, até 2035, as fábricas já atingirão esse objetivo, e operarão somente com energias renováveis.
Outro aspecto é a segurança. Acidentes de trânsito ameaçam a saúde e, nesse sentido, inovações tecnológicas ajudam a diminuir as distrações ao volante, evitar acidente e promover conforto e ergonomia.
+Leia também: Com saúde no trânsito
Por fim, avanços na indústria automotiva podem ainda colaborar de outras formas para a prevenção de doenças. Clique aqui para assistir ao episódio e saber mais. Ou, se preferir, escute diretamente no Spotify:
Participam da conversa com o gestor da Ford o endocrinologista Carlos Eduardo Barra Couri, fundador do portal Olhar da Saúde, e DIogo Sponchiato, redator-chefe de VEJA SAÚDE.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de VEJA SAÚDE, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Claudia e Superinteressante.
Aproveite para assinar nossa newsletter e receber gratuitamente conteúdos no seu e-mail, uma vez por semana.