Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Dossiê ansiedade: como nos tornamos escravos dela?

Da explosão de vendas de ansiolíticos ao aumento do transtorno entre jovens, mergulhe nas causas e consequências desta epidemia. E aprenda como escapar dela

Por André Bernardo (texto) | Estúdio Coral (design)
Atualizado em 19 jul 2024, 13h51 - Publicado em 19 jul 2024, 13h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Estima-se que o Brasil tenha 18,6 milhões de ansiosos — é quase 10% da população. Em tempos de Olimpíada, podemos dizer que estamos no lugar mais alto do pódio, à frente de países como Paraguai (7,6%) e Noruega (7,4%).

    Os jovens são especialmente atingidos, fenômeno em parte explicado pela onipresença das telas, com as quais temos contato cada vez mais cedo.

    Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o índice de pacientes de 10 a 14 anos atendidos com transtorno de ansiedade é de 125,8 a cada 100 mil pessoas, enquanto o de indivíduos com mais de 20 anos cai para 112,5 a cada 100 mil.

    É um problema de causas complexas, que variam de acordo com a faixa etária atingida. Na era moderna, pode parecer até impossível viver sem se sentir ansioso ou preocupado.

    Mas não precisa ser assim. Em meio à multidão de pessoas com ansiedade, o primeiro passo para superá-la é não se sentir sozinho. “Não tenha medo de pedir ajuda. Hoje estou feliz e sob controle. É possível vencer”, encoraja Felipe Neto, influenciador digital que convive com o transtorno.

    Continua após a publicidade

    Seu depoimento prova que, sim, conseguimos nos libertar dos grilhões de uma escravidão mental. Ele faz parte de uma série de matérias sobre o tema, que você confere a seguir. 

    Os textos foram publicados como uma reportagem única, Escravos da Ansiedade, em versão impressa, na edição de julho (505) de VEJA SAÚDE. Confira nas bancas ou assine para ter acesso à versão digital da revista.

    Continua após a publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    + Assine Veja Saúde a partir de R$9,90 por mês no link. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.