Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Referência no Brasil, Hospital Ortopédico AACD atende de crianças a idosos

Consultas com especialistas, equipamentos de última geração e Centro de Excelência em Escoliose são alguns dos diferenciais da instituição

Por Abril Branded Content
28 jun 2024, 15h45

No Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social, 6 das 10 razões que mais causam afastamento no trabalho estão relacionadas a dores na coluna e nos ombros.

Entretanto, grande parte das pessoas que sofrem com esses incômodos, evitam ou adiam a ida ao médico, dizendo que “vai passar”, “não tenho tempo” ou “vou tomar um analgésico”. 

Além do sofrimento causado, a situação tende a se agravar com o passar dos anos. Ou seja, aquela dor nas costas, no joelho ou até no pé, que em muitos casos poderia ser resolvida de forma simples em uma consulta com ortopedista, se torna mais intensa, muitas vezes levando ao pronto socorro, que trata o alívio da dor, porém não as suas causas. 

Para oferecer não só a prevenção em Ortopedia, mas, também, um diagnóstico preciso e tratamento adequado, o Hospital Ortopédico AACD oferece estrutura completa e qualidade técnica, tratando diversas patologias ortopédicas, das mais simples às mais complexas. “Contamos, por exemplo, com o Centro de Excelência em Escoliose, que atende pacientes de todo o país”, destaca Valdesir Galvan, CEO da AACD.

Leito do Hospital Ortopédico AACD
Leito do Hospital Ortopédico AACD (AACD/Divulgação)

Cuidado ortopédico 360º

No Centro Médico do Hospital Ortopédico AACD, é possível agendar uma consulta e ser atendido por médico especialista em coluna, joelho, ombro, dentre outras áreas ortopédicas, que avalia o caso, realiza exames, diagnostica e trata a origem da dor, tudo no mesmo local. 

E esse atendimento é para todos, não importa a idade. Por meio de planos de saúde ou de forma particular, bebês, crianças, adultos e idosos passam por consultas com ortopedistas que são referências internacionais nas áreas em que atuam. “Esses profissionais têm produções científicas, sendo mestres e doutores em Ortopedia”, salienta Galvan.

Continua após a publicidade

Os profissionais do Centro de Diagnóstico por Imagem também têm especialização em patologias ortopédicas, o que permite que realizem exames e emitam laudos precisos e aprofundados. 

Outro diferencial é o Laboratório de Marcha do Hospital Ortopédico AACD, pioneiro no país. Ali é realizado um exame tridimensional com câmeras de infravermelho para identificar alterações na forma de andar, analisando a amplitude do movimento das articulações e das forças musculares, dentre outros quesitos. A partir dessas informações seguras e detalhadas, o médico pode indicar o melhor tratamento, seja ele terapêutico ou cirúrgico.

Laboratório de Marcha do Hospital Ortopédico AACD
Laboratório de Marcha do Hospital Ortopédico AACD (AACD/Divulgação)

Atenção à Ortopedia pediátrica

Entre as especialidades do Centro Médico do Hospital Ortopédico AACD, está, é claro, a Ortopedia pediátrica, que tem um olhar aprofundado para todas as doenças musculoesqueléticas desenvolvidas na infância e adolescência.  

“Atendemos desde os casos mais simples, como o Pé Plano ou Chato, que atualmente só é tratado se a criança sentir dor, até patologias mais graves”, conta Alexandre Zuccon, ortopedista pediátrico do Hospital Ortopédico AACD

Ele salienta que algumas condições, como o Pé Torto Congênito, podem ser identificadas logo no nascimento, enquanto outras são percebidas ao longo do crescimento da criança. 

Continua após a publicidade

A alteração no andar, por exemplo, é diagnosticada a partir dos 3 anos, pois, até essa idade, os pequenos andam com certa instabilidade. O mesmo acontece com o alinhamento das pernas da criança:

“É usual que elas sejam arqueadas até os 2 anos, um quadro conhecido como joelho varo. Porém, se elas não se corrigirem naturalmente a partir dessa fase, merece atenção. Já o joelho em X, chamado de joelho valgo, é comum dos 3 aos 6 anos. Passado esse período, se o desalinhamento persistir, também é preciso procurar um ortopedista pediátrico”, diz. 

Brinquedoteca do Hospital Ortopédico AACD
Brinquedoteca do Hospital Ortopédico AACD (AACD/Divulgação)

Já Mauro Morais, ortopedista pediátrico do Hospital Ortopédico AACD e presidente eleito da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica, destaca que algumas patologias, como a displasia do desenvolvimento do quadril, são identificadas pelo pediatra durante uma consulta de rotina. 

“Porém, os pais devem ficar atentos, principalmente se a criança ou adolescente se queixar de dores e dificuldades para realizar funções motoras simples, como caminhar e correr”, aconselha, destacando que a infância representa uma janela de oportunidades tanto para a prevenção quanto para o tratamento de inúmeras patologias ortopédicas. 

Quando diagnosticadas logo nos primeiros meses de vida, muitas condições podem ser solucionadas através de tratamentos conservadores. Mas, tardiamente, elas exigem cirurgias, algumas delas bastante complexas e agressivas. “Além disso, a demora no diagnóstico pode interferir, inclusive, no desenvolvimento da marcha”, alerta. 

Continua após a publicidade
Centro Cirúrgico do Hospital Ortopédico AACD
Centro Cirúrgico do Hospital Ortopédico AACD (AACD/Divulgação)

Centro cirúrgico é referência no Brasil

Se o quadro clínico do paciente exigir a realização de cirurgias, o Hospital Ortopédico AACD conta com um centro cirúrgico completo. 

Segundo Renata Menegazzi dos Santos, diretora médica da instituição, são 15 salas cirúrgicas, todas com arco cirúrgico e equipamentos modernos como O-Arm e o StealthStation S8, que oferecem visão 3D, em tempo real e navegação guiada para mais segurança em cirurgias de alta complexidade.

Uso do O-Arm no Hospital Ortopédico AACD
Uso do O-Arm no Hospital Ortopédico AACD (AACD/Divulgação)

Desde a internação até a alta, o paciente também é atendido por uma equipe multiprofissional com expertise específica em cirurgias ortopédicas. “No pós-operatório, enfermeiros e fisioterapeutas iniciam, assim que possível, a mobilidade precoce e a fisioterapia motora para prevenir complicações como trombose, pneumonia ou infecções. Contamos, inclusive, com tecnologias de ponta para dar mais segurança ao paciente nessa fase, auxiliando a recuperação dos movimentos, prevenindo a queda hospitalar e oferecendo mais conforto ao paciente”, explica Renata.

Pioneirismo na reabilitação 

O Hospital Ortopédico AACD oferece todos os recursos para que a reabilitação traga excelentes resultados. “Contamos com uma estrutura ampla e bem equipada com terapia robótica e fisioterapia aquática, por exemplo”, conta o CEO da AACD. 

Continua após a publicidade

A instituição, aliás, foi a primeira do Brasil a utilizar o Andago, equipamento suíço que facilita o equilíbrio dos pacientes para o treino de marcha nos mais diversos tipos de superfície. Há, ainda, a Lokomat, tecnologia que estimula as funções motoras por meio da reprodução da marcha; InMotion, que auxilia o paciente a movimentar os braços; e sala de reabilitação virtual para trabalhar os movimentos de forma lúdica. “O atendimento é humanizado e personalizado. Disponibilizamos um profissional para cada paciente”, destaca Menegazzi.

Oficina Ortopédica AACD
Oficina Ortopédica AACD (AACD/Divulgação)

Outro destaque da instituição é a sua Oficina Ortopédica, onde são confeccionadas órteses, próteses, coletes, palmilhas, adaptações de cadeiras de rodas, dentre outros itens para contribuir não só com a recuperação do paciente, mas, também, com sua readaptação à rotina. Todos os produtos são feitos sob medida, de acordo com as necessidades de cada paciente, sendo que alguns são desenvolvidos artesanalmente, enquanto outros são criados de forma digital com impressoras 3D.

O primeiro Centro de Excelência em Escoliose do país

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Escoliose atinge cerca de 4% da população global. No Brasil, cerca de 6 milhões de pessoas convivem com a condição, que é caracterizada por um desvio tridimensional progressivo na coluna vertebral. A patologia pode provocar uma série de alterações tanto na coluna em si como no tórax e tronco, levando não só a problemas de postura e dores, mas, também à compressão de órgãos internos, aumentando a gravidade do caso.

Com equipe multidisciplinar que oferece todos os cuidados necessários ao paciente, o Hospital Ortopédico AACD também se destaca nessa área com o seu Centro de Excelência em Escoliose. Desde a realização de exames e diagnóstico ao tratamento por meio de fisioterapia com exercícios específicos, colete conceito Rigo (feito de forma personalizada na própria Oficina Ortopédica da instituição) e até cirurgia, a depender do caso.

Cirurgia de Escoliose no Hospital Ortopédico AACD
Cirurgia de Escoliose no Hospital Ortopédico AACD (AACD/Divulgação)

Há diferentes tipos de Escoliose e, para cada um, um tratamento adequado. Dentre os mais comuns, como contam os profissionais especialistas do Centro de Excelência em Escoliose do Hospital Ortopédico AACD (Dr. Alexander Rossato, Dr. Alexandre Fogaça, Dr. Olavo Biraghi Letaif, Dr. Paulo Cavali e Dr. Raphael Marcon), estão:

Continua após a publicidade
  • Escoliose Idiopática: tipo mais frequente, que costuma se manifestar na fase de crescimento. Não tem causa definida e ocorre majoritariamente em meninas; 
  • Escoliose Neuromuscular: associada a doenças neuromusculares como Paralisia Cerebral, Mielomeningocele, Distrofias e Miopatias Congênitas; 
  • Escoliose Congênita: resultante da má formação das vértebras;
  • Escoliose do Adulto ou Degenerativa: surge com o envelhecimento e desgaste da coluna, ocorrendo principalmente a partir dos 60 anos de idade.

Quando a cirurgia é necessária, experiência não falta aos cirurgiões do Hospital Ortopédico AACD, que realizam mais de 40 cirurgias de Escoliose por mês e são responsáveis por cerca de 36% dos procedimentos desse tipo feitos por convênio no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Valdesir Galvan conta que, em 2023, 50% das cirurgias de Escoliose realizadas no Brasil foram feitas no Hospital Ortopédico AACD. “Médicos de diferentes regiões se deslocam para cá, porque sabem que contarão com a melhor estrutura para seus pacientes, desde o pré até o pós-operatório”, conclui o CEO da instituição.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.