saudeLOGO Created with Sketch.

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo dá início à segunda fase

Do 18 ao 30 de novembro, adultos de 20 a 29 anos devem ir aos postos de saúde para tomar a vacina do sarampo

Começou hoje, 18 de novembro, a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra o sarampo de 2019. Se em um primeiro momento a iniciativa estava focada em crianças de 6 meses a menos de 5 anos, agora a vacina vai ser oferecida aos adultos de 20 a 29 anos.

O Dia D – quando os postos de saúde abrem aos sábados e a vacina é aplicada em shoppings, estações de metrô e afins – está marcado para o 30 de novembro. Essa é a data final da campanha.

Mesmo adultos que já receberam a vacina na infância devem ir aos postos. A exceção fica para quem já se imunizou em decorrência do surto que acomete o país. O governo pretende aplicar a dose em 13,6 milhões de brasileiros.

E por que o Ministério da Saúde está se concentrando nessa faixa etária? Porque as taxas de vacinação são especialmente baixas nos integrantes dessa turma e o esquema de aplicação era diferente (e menos eficaz) quando eles nasceram.

É importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são administradas na rede pública o ano inteiro em brasileiros de até 49 anos que cumprem certos requisitos, dentro ou fora de surtos. Siga as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para proteger você e sua família desde cedo.