Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Campanha de vacina contra gripe começa no Amazonas. Por quê?

Alto número de casos de gripe pelo vírus H1N1 no Amazonas fazem o governo antecipar a campanha de vacinação em 2019. E no resto do país?

Por Da Redação
Atualizado em 9 abr 2019, 12h29 - Publicado em 20 mar 2019, 17h15

Começa nesta quarta-feira (20 de março) no Amazonas a campanha de vacinação contra a gripe de 2019. A mobilização no estado ocorre 21 dias antes do restante do país. Mas por quê?

Segundo nota do Ministério da Saúde, em 2018 foram notificados 17 casos e 3 mortes por todos os subtipos do influenza no Amazonas – desses, um episódio e uma morte foram atribuídos ao vírus H1N1. Acontece que, só do início de 2019 até março, o estado já contabilizou 666 casos suspeitos, sendo 107 confirmados por H1N1. No total, 28 pessoas morreram.

Seguindo uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha de vacinação tem como alvo:

“A situação da influenza no estado do Amazonas é atípica. É importante lembrar que a vacina não visa evitar só a propagação do vírus, mas sim casos e óbitos nos grupos prioritários”, afirma Wanderson Kleber, secretário do Ministério da Saúde. “Por isso, a população deve ficar atenta aos outros métodos de prevenção, como lavar as mãos com frequência e evitar sair de casa se estiver doente, principalmente para locais com aglomeração de pessoas”, arremata.

Continua após a publicidade

Como as vacinas acabaram de chegar no estado, estima-se que elas estarão disponíveis em todos os municípios até sexta, dia 22 de março. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.

A campanha da gripe no resto do país

Ela comecará mais cedo em comparação com o ano anterior, segundo o governo. Em 2019, será realizada do dia 10 de abril ao 30 de maio, se não houver atrasos ou prolongamentos.

Na primeira etapa nacional, serão priorizadas as crianças de 1 a 5 anos de idade, gestantes e puérperas. A partir do dia 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá se vacinar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.