PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Exercitar-se só no fim de semana é (bem) melhor que ficar parado

Estudo mostra uma menor taxa de mortalidade em quem pratica atividade física, mesmo que só uma ou duas vezes na semana

Por Karolina Bergamo
11 jan 2017, 20h18
Exercício no fim de semana vale a pena
Praticar atividade física nos finais de semana é alternativa para a falta de tempo (Gustavo Arrais/SAÚDE é Vital)
Continua após publicidade

Quem nunca ouviu que ser um atleta de fim de semana faz mais mal do que bem? Pois especialistas da Universidade Loughborough, no Reino Unido, desbancaram esse mito ao investigar a relação entre a quantidade e frequência de exercícios na semana e o risco de morte.

Leia mais: Televisão: vale a pena ver menos

Foram analisados dados de mais de 60 mil participantes por 14 anos. Parte dessa turma era sedentária ou malhava menos do que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) — 150 minutos por semana de exercício moderado ou 75 minutos em ritmo intenso.

Já a outra parcela cumpria a tal meta, mas enquanto alguns dividiam essa quantidade de atividade física em três ou mais sessões, outros a concentravam em no máximo dois treinos.

Leia mais: Exercício no tratamento de 16 problemas da pesada

Continua após a publicidade

Ao comparar os completamente inativos com os que suavam a camisa pelo tempo suficiente, mas poucas vezes na semana, perceberam que essa última turma tinha uma probabilidade 40% menor de falecer por problemas cardiovasculares. E o risco de morrer em decorrência de câncer foi 18% menor.

Verdade que, entre os adultos que cumpriam a diretriz da OMS em mais sessões, o risco de morrer por qualquer causa caía 35%, enquanto nos atletas de fim de semana essa taxa era de 30%. Mas o fato é que se exercitar uma ou duas vezes por semana é muito melhor do que seguir no sofá.

Leia mais: 5 efeitos benéficos dos exercícios para a sociedade

Continua após a publicidade

Portanto, se a vida está corrida, aproveite, sem culpa, o fim de semana para mexer o corpo. Dá para investir em opções ativas de lazer, como andar de bicicleta no parque ou caminhar pela cidade quando seu ritmo desacelera.

Que fique claro: ninguém está falando para exagerar na dose durante o sábado e o domingo. Como em qualquer outro dia, vale a pena respeitar seus limites para não acabar sobrecarregando o organismo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.