Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Bem-Estar

Mãos bem lavadas, saúde blindada

Com este simples hábito você se livra dos germes e bactérias e protege seu organismo!

por Abril Branded Content Atualizado em 3 mar 2021, 14h57 - Publicado em
3 mar 2021
11h18

Manter as mãos limpas e livres de germes é um dos cuidados essenciais para garantir a saúde da sua família. Por isso, é importante que tanto as crianças como os adultos incorporem este hábito à rotina, principalmente quando chegam em casa, depois de ir ao banheiro, antes das refeições e ao manusear os alimentos. 

Por que lavar as mãos?

-
ABC/Abril Branded Content

Se você prestar atenção, diariamente estamos expostos à altíssima concentração de bactérias. Ao segurar no corrimão do ônibus, tocar no teclado do celular ou da maquininha de cartão, mexer com dinheiro, pegar produtos no supermercado e em tantas outras situações, nossas mãos acabam contaminadas. Se na sequência, encostamos nos olhos ou na boca, sem antes lavá-las, o risco de transmissão de adoecer é grande. 

Defesa natural da pele ao alcance das mãos

As mãos, usadas para praticamente tudo o que fazemos, podem se tornar veículo de contaminação. A saída para evitar doenças é simples: higienizá-las corretamente. A importância deste hábito é reforçada, inclusive, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ao alertar que a lavagem das mãos com água e sabão pode reduzir em até 40% o risco de disseminação de doenças.

As tais das Bactérias, como reforçar a defesa natural da pele

-
ABC/Abril Branded Content

Elas são organismos formados por uma única célula, vistos somente pelo microscópio, e trabalham tanto isoladamente como em colônias. Graças à sua capacidade de adaptação, as bactérias são encontradas em todos os lugares, como no transporte público, no shopping e até em casa. 

Mas nem todas são prejudiciais ao organismo. Algumas até são benéficas, como as que auxiliam no processo de digestão, no funcionamento do sistema imunológico e até cerebral. Entretanto, há um grupo de bactérias prejudiciais, que provocam doenças. 

Afaste essas doenças

-
ABC/Abril Branded Content

Muitas vezes você está exposto a riscos, sem nem imaginar! Quer um exemplo? Quando uma pessoa tosse ou espirra, automaticamente tampa a boca com a mão. Se em seguida ela cumprimenta alguém com essa mão poderá, através desse simples gesto, transmitir vírus e bactérias. Outro habito ainda infelizmente comum é deixar de lavar as mãos após ir ao banheiro – um péssimo costume que pode transmitir microorganismos causadores de problemas gastrointestinais. 

Para se ter uma ideia da importância de lavar as mãos, através desse hábito de higiene é possível prevenir a infecção estomacal, doenças respiratórias como a Covid-19, problemas de ouvido ou de pele, tosses e resfriados, diarreia, gripe, espinhas, dor de garganta e até mesmo erupções cutâneas, entre outros.

Continua após a publicidade

Proteção natural contra 99,9% das bactérias

-
ABC/Abril Branded Content

O uso de um produto eficiente na eliminação de microorganismos é fundamental. A nova geração de sabonetes Protex, enriquecidos com óleo de linhaça, por exemplo, continua sendo eficaz na eliminação de bactérias. A novidade é que a nova fórmula reforça as defesas naturais da pele para protegê-la de dentro para fora – de forma natural -. Além disso, é cientificamente comprovado que Protex elimina o vírus da Covid-19*, comenta Nathalia Macario, gerente de marketing.

O poder da linhaça

-
ABC/Abril Branded Content

Ela é, na verdade, a semente do linho (Linum usitatissimum), conhecida desde 5 mil a.C., na região da Mesopotâmia. É considerada um alimento funcional, por oferecer diversos benefícios ao organismo quando ingerida, protegendo contra doenças como cânceres de mama e próstata, diabetes e hipertensão. Já o óleo proveniente da semente de linhaça contém ácidos essenciais, como ômega-3 e ômega-6 e substâncias conhecidas como lignanas, que apresentam propriedades antioxidantes benéficas para os hormônios e para a proteção natural da pele. A semente de linhaça apresenta 800 vezes mais lignanas que qualquer alimento, e, por isso, atua como uma grande aliada no fortalecimento das barreiras naturais da sua pele. 

Enriquecido com óleo de linhaça prensado a frio e minimamente processada, o novo sabonete Protex® Óleo de Linhaça chega com uma formulação inovadora, que estimula a proteção natural da pele contra as bactérias e elimina as impurezas, deixando a pele saudável e protegida de dentro para fora. 

Passo a passo da mão bem higienizada

Lavá-las da forma correta é fundamental para realmente mandar vírus, bactérias e outras impurezas pelo ralo abaixo. 

-
ABC/Abril Branded Content

1º) Escolha um sabonete antibacteriano realmente eficiente, como Protex.

2º) Retire todos os acessórios, como anéis, relógio, pulseiras, entre outros.

3º) Molhe as mãos.

4º) Passe o sabonete nas palmas das mãos.

5º) Esfregue-as uma na outra.

6º) Entrelace os dedos e deslize-os.

Continua após a publicidade

7º) Esfregue o dorso da mão esquerda na direita, e o dorso da direita na esquerda.

8º) Esfregue, com movimentos circulares, as pontas dos dedos da mão esquerda na palma da mão direita, e vice-versa.

9º) Feche a mão direita e esfregue-a na palma da mão esquerda, em movimentos de vai-e-vem. Repita com a outra mão.

10º) Esfregue a mão direita no pulso da mão esquerda e vice-versa.

11º) Enxague-as bem.

12º) Enxugue as mãos.

Viu como é simples? Essa operação leva apenas 40 segundos e pode garantir a sua saúde!

Continua após a publicidade