Clique e Assine VEJA SAÚDE por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Com a Palavra

Por Blog Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

Além da estética: por que fortalecer a panturrilha?

A batata da perna é muito importante para a saúde. Especialista explica como fortalecê-la com exercícios e hábitos simples

Por Brígida de Almeida Sousa, educadora física*
Atualizado em 30 jun 2024, 10h23 - Publicado em 30 jun 2024, 07h00

Me responda com sinceridade: você já pulo o treino de panturrilha? A área, situada entre o joelho e o tornozelo, pode passar despercebida nas práticas físicas, mas na verdade é crucial para garantir uma boa mobilidade do corpo e saúde do sistema circulatório.

Como a região faz parte da base do corpo, o fortalecimento deste músculo não só melhora o equilíbrio, mas também a absorção do impacto durante caminhadas e corridas, protegendo as articulações. Outra funcionalidade é a de bombear o sangue de volta ao coração, prevenindo problemas como varizes e trombose.

Por isso, a batata da perna precisa de treino adequado e reforçado, com objetivos além da estética. A falta de exercícios direcionados pode levar a uma série de problemas de saúde e condições musculares. Dentre esses riscos, encontram-se a fraqueza muscular, perda da flexibilidade, rigidez, má circulação sanguínea e aumento de lesões.

+ Leia tambémMais repetição ou carga? Veja essa e outras 17 respostas sobre musculação

Para evitar esse cenário, o conselho é ter comprometimento.

Sabemos que a constância dos treinamentos é um grande desafio em meio à rotina corrida. Muitas vezes, tudo o que queremos é chegar ao final do dia com a sensação de dever cumprido.

Para isso, noto que as pessoas priorizam os exercícios que as ajudam em suas principais dores do momento, como por exemplo, emagrecimento ou o fortalecimento de glúteos e se esquecem de realizar movimentos em partes que irão ajudá-las a alcançar uma qualidade de vida plena à longo prazo. Este é o caso da panturrilha.

Continua após a publicidade

Como cuidar da sua panturrilha

Diante desse cenário, uma recomendação dos educadores físicos é implantar pequenos hábitos que contribuem para fortalecer essa região do corpo, mas que não exijam deslocamentos ou grandes esforços para serem cumpridos.

Afinal, o objetivo aqui não deve ser a performance, e sim a saúde. Dessa maneira, um bom lugar para começar a movimentar o músculo é em sua própria casa. Uma dica é ficar na ponta dos pés em um degrau a fim de mover a panturrilha para cima e para baixo.

Para quem mora em prédio, outra ação simples para trabalhar a área é trocar o uso de elevadores por escadas.

Por fim, é importante ressaltar que aqueles que ficam sentados por horas precisam ter uma atenção redobrada com a panturrilha. Portanto, uma sugestão prática é levantar de tempos em tempos.

Já para os treinos na academia, aconselho a focar na elevação da panturrilha. Esse exercício pode ser realizado em duas variações, de pé ou sentado. No primeiro formato, o praticante fica em pé em uma máquina específica para o exercício. O exercício também é chamado de gêmeos.

O ideal é que o indivíduo esteja com os membros apoiados e os pés na plataforma para levantar os calcanhares contraindo os músculos e depois os abaixando lentamente até a posição inicial. Na versão sentada, é fundamental que os joelhos sejam dobrados em um ângulo de 90 graus. Nesta segunda opção, trabalha-se a área mais interna do músculo.

Continua após a publicidade

Independente da sua escolha, é importante abrir um espaço em sua rotina para movimentar a panturrilha. Em episódios de desconfortos na região, como formigamentos frequentes, é imprescindível procurar um médico.

Lembre-se de que a sua saúde merece toda a atenção!

* Brígida de Almeida Sousa é educadora física e professora da Academia Gaviões

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.