Assine VEJA SAÚDE por R$2,00/semana
Imagem Blog

Com a Palavra Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Neste espaço exclusivo, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde
Continua após publicidade

A influência das redes sociais na escolha do cirurgião plástico

Uma pesquisa revela que as mídias digitais pesam na seleção do profissional. Especialista esclarece os riscos envolvidos e no que prestar atenção

Por Marcelo Sampaio, cirurgião plástico*
Atualizado em 17 ago 2021, 09h42 - Publicado em 14 ago 2021, 11h47

Quais seriam suas próximas atitudes depois de decidir modificar alguma parte do seu corpo, seja em um procedimento estético, seja em uma cirurgia plástica? O estudo O que há por trás de um nome? Uma predisposição implícita pode afetar a percepção do paciente sobre as habilidades de um cirurgião (em tradução livre), publicado no Journal of the American Society of Plastic Surgeons, aponta que as redes sociais se tornaram uma ferramenta comum e perigosa de avaliação dos profissionais procurados.

Na pesquisa, feita em 2020 por quatro pesquisadores residentes em Nova York, nos Estados Unidos, fotos de antes e depois de uma paciente que realizou uma cirurgia para aumento dos seios foram simuladas e postadas no Instagram. No experimento, foram contempladas simulações de profissionais de oito etnias diferentes, com nomes masculinos e femininos comuns de acordo com o censo americano — o nome do cirurgião foi a única variável.

A partir daí, os cientistas postaram e distribuíram questionários pela rede social pedindo para que as pessoas avaliassem a competência do cirurgião plástico cujo trabalho foi estampado na foto e a probabilidade de se tornar um paciente dele. Mais de 3 mil americanos responderam à pesquisa (55% homens e 45% mulheres).

Por incrível que pareça, os resultados demonstram que o perfil do profissional no Instagram está servindo de currículo e fator de escolha decisivo nesse contexto. Os usuários da rede social olham o perfil como um currículo imagético, com fotos e vídeos, mas não necessariamente observam informações relevantes (nem sempre colocadas ali), como formação, especialização e experiência.

Continua após a publicidade

+ LEIA TAMBÉM: Cirurgia plástica: precisamos desconstruir o mito da beleza

A cirurgiã americana Heather Furnas, especialista em rejuvenescimento facial, participou do estudo e declarou: “Temos diversas lições de casa para avaliarmos, como o fato de estarmos escolhendo um cirurgião de forma superficial, sem contar que as imagens de antes e depois eram falsas, e isso, de certa forma, diminui a veracidade do que é postado. Existem médicos que pegam fotos de outros nomes e postam como suas, algo que já aconteceu comigo.”

Na cirurgia estética e na cosmiatria, foram criados perfis profissionais que arrebanham milhares de seguidores. Para muitos, as mídias se tornaram uma ferramenta de seleção do médico e o seu respectivo número de seguidores se transformou em critério de competência e prestígio.

Continua após a publicidade

No entanto, reforço a importância de procurar por indicações médicas e uma boa pesquisa sobre formação e especialização do profissional. Existem regras muito rígidas na publicidade médica. Na cirurgia plástica, as pessoas pedem e gostariam de ver a publicação de fotos do antes e depois nas redes, mas isso é proibido pelo Código de Ética Médica, mesmo com a autorização do paciente.

Embora existam diferenças raciais e étnicas na tendência de buscar a cirurgia plástica, nossa especialidade deve continuar instigando os pacientes a consultar cirurgiões plásticos com base em seu treinamento, associação com sociedades médicas e experiência. As iniciativas de educação e extensão ao paciente devem enfatizar a tomada de decisões com base nesses pressupostos — não em posts e curtidas.

* Marcelo Sampaio é cirurgião plástico, integrante do corpo médico do Hospital Sírio-Libanês (SP), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e correspondente internacional da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja Saúde impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.