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O Fim das Dietas Por Blog Antonio Lancha Jr., professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP e autor do livro O Fim das Dietas (Ed. Abril), indica como emagrecer sem cair em promessas furadas.

Creatina para ganhar músculos: vale a pena usar?

Nosso colunista discute os novos estudos sobre esse suplemento alimentar, bastante comum entre quem faz musculação e deseja fortalecer a massa magra

Por Antonio Herbert Lancha Jr. - 2 Jun 2018, 16h59

É comum encontrar na academia pessoas que veem a creatina e os suplementos alimentares em geral como fórmulas mágicas. Ou, por outro lado, gente que critica esses produtos em toda e qualquer situação, sem nem conhecê-los. Pois, como em muitos casos, é o caminho do meio o que faz mais sentido.

Em uma apresentação que acompanhei aqui no congresso anual do Colégio Americano de Medicina do Esporte, nos Estados Unidos, ficou claro que a creatina não é nenhum pó milagroso. Ou seja, por si só, ela não acelera o ganho de massa magra. Mas, no vídeo abaixo, você vai ver que ela pode ser útil para quem vai na academia. Confira!

Só acho importantíssimo fazer um recado: não tome suplementos sem a indicação de um especialista na área. Isso faz mal para a saúde e, muitas vezes, até prejudica seu desempenho na musculação.

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