Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Com a Palavra Por Blog Neste espaço coordenado pelo jornalista Diogo Sponchiato, especialistas, professores e ativistas dão sua visão sobre questões cruciais no universo da saúde

Movimente-se em prol da Amazônia

Iniciativa usa corrida, caminhada e outras formas de atividade física para angariar apoio e proteção ao maior patrimônio verde do mundo

Por Roberto Conte Jr., idealizador do Run4Amazonia 1 Maio 2021, 19h14

Utilizar um hábito que faz bem à saúde de todos para chamar atenção de uma causa prioritária na agenda global. Esta é a ideia por trás do projeto Run4Amazonia, que convida milhares de pessoas mundo afora a caminhar, correr ou pedalar em prol da Amazônia no seu dia internacional, o próximo 5 de setembro.

A iniciativa propõe diferentes metas que podem ser cumpridas pelos participantes, sozinhos ou acompanhados de amigos e até de animais de estimação. Parte do valor das inscrições é destinada a entidades como a SOS Amazônia, com sede em Rio Branco, e o Instituto de Desenvolvimento da Amazônia, de Manaus, que atuam há mais de 15 anos na conservação da biodiversidade, no manejo de matérias-primas de forma responsável, no combate a queimadas e na capacitação das comunidades locais.

Para participar, você escolhe um dos desafios no site do Run4Amazonia. Quanto maior a meta pessoal, mais prêmios o inscrito recebe entre certificados, medalhas, camisetas e itens artesanais da região.

Além da preservação da natureza, o projeto busca fomentar o empreendedorismo regional entre comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas. E, conciliando em sua filosofia estilo de vida saudável, sustentabilidade, altruísmo e tecnologia, instiga pessoas pelo mundo todo a fazer sua parte nessa história.

Mais do que um projeto esportivo, queremos engajar os cidadãos a se cuidarem mais e cuidarem de uma região essencial para a saúde global e o desenvolvimento da humanidade. A qualidade do oxigênio que respiramos ao praticar exercícios no dia a dia é também nossa responsabilidade. Assim, pretendemos estimular com essa iniciativa mudanças pessoais e no planeta.

O próximo passo será a criação de um aplicativo e o estabelecimento de um ranking para entender quais países se engajaram mais no projeto. E o que já nos deixa orgulhosos é a receptividade de pessoas e empresas, com um olhar nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a agenda 2030. Vamos nos mexer pela Amazônia! Sua saúde e o mundo agradecem.

* Roberto Conte Jr. é empresário no setor esportivo e um dos idealizadores do Run4Amazonia

Continua após a publicidade
Publicidade