saudeLOGO Created with Sketch.

Quer ficar sempre de bom humor? Coma muitos vegetais

Um cardápio cheio de frutas e vegetais é capaz de promover o bom humor, segundo estudo britânico. Sete porções por dia seria a quantidade ideal

Quanto maior o consumo de frutas e vegetais, melhor o estado de espírito das pessoas
Foto: Getty Images

Depois de analisar os hábitos alimentares de milhares de pessoas, pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, concluíram que, quanto maior o consumo de frutas e vegetais, melhor o estado de espírito das pessoas.

Tem mais: na investigação, o pico de alegria ocorreu com a ingestão de sete porções diárias. “É difícil apontar o mecanismo de ação que levou ao resultado, mas sabe-se que esses alimentos são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes”, raciocina a neurocientista Patrícia Brocardo, da Universidade de Victoria, no Canadá.

“Uma substância que pode ter papel de destaque nesse contexto é o ácido fólico. Presente em muitas frutas e vegetais, a vitamina aparece em baixos níveis em pessoas deprimidas”, aponta. Mais um grande motivo para colocar esses alimentos na rotina de uma vez por todas.

Muito açúcar?

“As frutas são ricas em frutose, um açúcar que pode engordar se ingerido em excesso”, frisa a nutricionista Tereza Cibella, de São Paulo. Por isso, a alimentação deve ser balanceada. Então, não se esqueça de que as porções de alegria incluem também os vegetais.