saudeLOGO Created with Sketch.

O estresse tem impacto no diabete?

O nervosismo exagerado pode prejudicar o controle da doença

Em primeiro lugar, o estresse predispõe ao ataque a guloseimas, o que piora o controle da glicose. Além disso, o nervosismo libera altas doses de adrenalina e cortisol, substâncias que contribuem para a resistência à insulina. Tem mais um componente nessa enrascada: dominado pelo mau humor, muitas vezes o diabético deixa de lado o tratamento. E aí a doença toma conta.

Leia também: Por que todo mundo fala em açúcar quando pensa em diabete?

Você dirá, com toda razão, que não temos o total domínio das situações que geram tensão. Porém, é possível encontrar uma válvula de escape para as emoções. Uma delas, por sorte, é a atividade física — aí, devido ao seu efeito de controle da glicose, acertam-se dois coelhos de uma vez só. Também não faltam estudos demonstrando o poder de práticas como meditação e ioga no manejo do estresse. É só achar a sua prática favorita.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s