saudeLOGO Created with Sketch.

Novo remédio para câncer de pulmão chega ao Brasil

Já aprovado em mais de 80 países, fármaco é indicado para um subtipo da doença

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de liberar o crizotinibe, droga da farmacêutica Pfizer, para os casos de câncer de pulmão de não pequenas células avançado com mutação no gene ALK. Ao contrário dos outros tumores que acometem os órgãos da respiração, esse tipo costuma atingir pessoas mais jovens que não têm o hábito de fumar. 

O medicamento, administrado por meio de comprimidos, inibe uma enzima produzida a partir da mutação de dois genes: o ALK e o EML4. A modificação nesses trechinhos do DNA promove a multiplicação de unidades tumorais. O crizotinibe interrompe esse processo e dificulta o trabalho das células malignas, o que estabiliza ou até regride a doença.

Nos estudos realizados antes da liberação do medicamento, a sobrevida dos pacientes que tomaram o fármaco foi de 7,7 meses, ante 3 meses do grupo que se valeu da quimioterapia tradicional. Resultados tão animadores aceleraram a aprovação da droga nos Estados Unidos já em 2011.

O câncer de pulmão é o tipo de tumor que mais mata no mundo. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer, a condição deve alcançar 28 mil novos casos e 24 mil mortes no Brasil em 2016. A novidade terapêutica beneficiará uma parcela de 3 a 5% dos pacientes com o problema, que apresentam essa mutação genética específica.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s