saudeLOGO Created with Sketch.

Ginástica contra o câncer de mama

Trabalho mostra que suar a camisa é fundamental no tratamento dessa doença

Os especialistas já notavam há anos que a atividade física diminui as náuseas e crises de vômito provocadas pela quimioterapia. Mas faltavam provas científicas sobre outros possíveis benefícios dos exercícios, especialmente para mulheres lutando contra tumores nos seios.

Em busca dessas evidências, uma equipe do Hospital A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo, submeteu parte de suas pacientes a três sessões semanais de exercícios aeróbicos. Depois de um tempo, os pesquisadores observaram que elas passaram apresentar menores sinais de depressão e ansiedade, melhora no vigor físico para enfrentar os medicamentos e uma redução nos níveis de gordura corporal — algo que, hoje se sabe, ajuda a combater esse mal.

A instituição, uma das maiores referências em tratamento de câncer no Brasil, provou que, mais do que um mero coadjuvante, o exercício físico deve integrar o tratamento desse tipo de tumor. Por isso, venceu a Categoria Saúde da Mulher da edição de 2008 do Prêmio SAÚDE. Esse ano, a iniciativa, uma das mais relevantes do setor, chega à décima edição. Em breve, você poderá votar nos seus finalistas favoritos. Conheça os jurados e as categorias no http://premiosaude.com.br