saudeLOGO Created with Sketch.

Exames para detectar zika passam a ter cobertura dos planos de saúde

Gestantes e bebês com suspeita de infecção pelo vírus poderão realizar o teste pelo convênio

Planos de saúde serão obrigados a cobrir os exames para detecção do zika vírus em gestantes, bebês (cujas mães tenham recebido diagnóstico de infecção pelo vírus) e recém-nascidos com malformação congênita. Esses grupos são considerados prioritários pelo risco de microcefalia, problema que não deixa o cérebro das crianças se desenvolver de forma adequada. A medida, uma decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), foi publicada no Diário Oficial da União hoje, segunda-feira, 6, e passa a valer a partir de 6 de julho. 

Leia mais: 15 perguntas e respostas sobre o zika vírus

Os exames que farão parte da lista são:

  • PCR: aconselhado para gestantes que apresentem sintomas (até cinco dias depois do surgimento dos primeiros sinais da doença).
  • IgM: aconselhado para grávidas com ou sem sintomas da doença nas primeiras semanas de gestação (pré-natal) com repetição ao final do segundo trimestre da gravidez; para bebês, filhos de mães com diagnóstico de infecção pelo vírus zika e para recém-nascidos com malformação congênita.
  • IgG: aconselhado somente para infeção pelo vírus zika em gestantes ou recém-nascidos que já realizaram pesquisa de anticorpos IgM e que apresentaram resultado positivo.

Acesse a página da ANS para mais informações sobre Prevenção e Combate à Dengue, Chicungunya e Zika: 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s